domingo, 15 de maio de 2011

O Homem Religioso

O homem, na sua singularidade mais genuína e profunda, destaca-se de toda a natureza pelas suas capacidades cognitivas, afectivas, estéticas e religiosas. É pouco provável que qualquer outro animal possua a faculdade de se ligar ao sobrenatural transcendente, por exemplo, pela meditação, pelas atitudes de submissão, reverência e adoração, através da oração.
A religião é uma manifestação eminentemente humana e todas as culturas são profundamente marcadas por este fenómeno, porque: “Quando o homem crê em Deus e observa a ínfima diferença que separa a natureza divina da sua, então se prostra diante de Deus e o adora. A adoração é a máxima expressão da relação com Deus de um ser humano (…). O significado da adoração é que Deus é absolutamente tudo para quem o adora.” (KIERKEGAARD, 1944-412, in MONDIM, 1980:226)
Consideradas a sua finitude e precariedade físicas, num mundo que ainda não conhece totalmente, o homem sente-se frágil e dependente de algo que, dramaticamente, nem sempre ao longo da sua história filogenética e ontogenética soube ou quis identificar.
Ao dar-se conta destas suas vulnerabilidades ele, o homem-crente, procura abrir-se ao sobrenatural que designa por Deus, porque sendo dotado de inteligência e de reflexão, rapidamente reconhece a existência do sagrado e, livremente, é capaz de O amar ou odiar, todavia, para o homem de fé, o que acredita numa existência transcendente, para além da vida biológica, a busca de oportunidades para se encontrar com Deus, ente supremo e sagrado, é incessante e persistente: “Neste misterioso universo, existe uma coisa de que o Homem pode ter a certeza. O Homem certamente não é a maior presença espiritual do Universo. (…) Existe uma presença no Universo que é espiritualmente maior do que o Homem. O objectivo do Homem é buscar comunhão com a presença por trás dos fenómenos, e buscá-la com o anseio de harmonizar o seu próprio eu com essa realidade espiritual absoluta.” (TOYNBEE, in SOCIEDADE TORRE DE VIGIA DE BIBLIAS E TRATOS, 1990: 366)
A dimensão religiosa do homem é, seguramente, um aspecto essencial da sua superioridade face aos restantes animais que povoam o mesmo mundo. O homem, centro e objecto das maiores investigações científicas, apresenta-se, neste particular, como algo ainda misterioso, indecifrável, incógnito.
Esta característica, única da sua religiosidade, o distingue de todos os demais seres deste mundo que habita, justamente, porque: “O homem religioso se religa, relaciona sua existência com um princípio supremo que rege e dá sentido a tudo o que existe. Este princípio tem um carácter absoluto, incondicionado. É Deus. (…) Partindo deste pressuposto, o homem religioso quer que sua vida cotidiana esteja em consonância com esta ordem cósmica; (…) sua ética – os princípios que regem sua conduta interpessoal e os objectivos válidos de sua vida, está subordinada aos postulados e mandamentos de sua doutrina religiosa.” (ROMERO, 1998: 310-11)
Além desta inimitável característica que é a sua capacidade religiosa, o homem continua um mistério porque conhecendo já, razoavelmente bem, a sua constituição físico-biológica e podendo dela tratar com alguma objectividade e sucesso, outro tanto não se verifica com a sua constituição espiritual, desde logo porque ignora sua natureza, sua origem e seu destino, mesmo quando se considera imortal, acreditando, em coerência com a existência de uma outra vida transcendental, sem, contudo, conseguir provar, cientificamente, tal imortalidade, o que lhe provoca uma sensação de impotência e angústia: “O homem de hoje vive sem certezas vitais sobre o que mais intimamente lhe interessa. (…) A sobrevivência depois da morte é um problema pessoal que afecta o nosso próprio destino. Não é como resolver uma questão que nos é indiferente.” (MARTINS, 1961: 162-63)

Bibliografia

MARTINS, Diamantino, S.J., (1961). Mistério do Homem; Ser, Personalidade, Imortalidade, Braga: Livraria Cruz.
MONDIN, Battista, (1980). O Homem quem é ele? Elementos de Antropologia Filosófica, Trad. R. Leal Ferreira e M. A. S. Ferrari; revisão de Danilo Morales, 3ª Ed., São Paulo: Edições Paulinas. (Colecção Filosofia 1) ROMERO, Emílio, (1998). As Dimensões da Vida Humana: Existência e Experiência, São José dos Campos: Novos Horizontes Editora.
TOYNBEE, in SOCIEDADE TORRE DE VIGIA DE BÍBLIAS E TRATADOS, (1990). O Homem em busca de Deus, Edição Brasileira, São Paulo: Cesário Langue

Diamantino Lourenço Rodrigues de Bártolo
Portugal: http://www.caminha2000.com/ (Link Cidadania)

11 comentários:

Cecília disse...

Gostei muito do seu artigo, um tema muito polémico nos dias de hoje, o que é ser religioso? Ser praticante, temer um Deus…acreditar na vida para além da morte…? È muito difícil de definir. No meu caso concreto, não me considero religiosa (porque não sigo uma religião em concreto), também não sou ateu (porque o ateu não acredita em nada mesmo), digamos que sou crente. Crente no sentido de acreditar que a pessoa tem um poder mental muito grande e se realmente acreditar em algo com muita convicção, essa força fala-a enfrentar obstáculos nunca antes conseguidos. Como qualquer outro religioso, um crente também sabe distinguir o que está certo ou errado, e querendo, sabe praticar o bem, mas praticar o bem, pela a sua própria convicção e não por temor a um Deus. Quanto a vida para além da “vida”, gostaria de acreditar que existe algo mais para além da nossa simples vida (trabalho/casa….), mas acreditem não há mais nada, vamos parar ao cemitério ou jazigo (ou ainda incinerados) como os outros e acaba tudo ali…Por isso recomendo sempre às pessoas que vivem bem a vida actual que têm, não deixem passar “esta” a espera que “outra” exista!Só se for nas vossas mentes.

Parabéns por mais este excelente artigo!

Armando, O Anjo disse...

Artigo com qualidade e de grande interesse. Continuação do Bom Trabalho e Felicitações.

Anónimo disse...

Hi there, all the time i used to check blog posts here early in the morning, for the
reason that i love to gain knowledge of more and more.

my homepage :: printable kleenex viva coupons

Anónimo disse...

Hi! I could have sworn I've visited this blog before but after browsing through many of the posts I realized it's new to me.
Nonetheless, I'm definitely happy I came across it and I'll be bookmarking it and checking back frequently!


Stop by my webpage ore ida products coupons

Anónimo disse...

Have you ever observed your self in the mirror and questioned what was missing?
Your garments look excellent, your socks match, and you put your shoes on correctly, but some thing
is off. tag heuer outlet cabazon is what is
missing.Even the simplest piece can unite your outfit.

Anónimo disse...

What is excellent about clean and clear is
that they provide you the chance for you personally to conserve a great deal of income in case you search difficult sufficient.
clean and clear support entice people to create a buy for any company,
but plenty of men and women seem to forget to
look for clean and clear when they are acquiring something.


my web page - Clean and clear facial Coupons

Anónimo disse...

It should be fun to buy a new car! Driving a new car is such a great experience, and purchasing the
car should be fun as well. A lot of people would rather skip
the whole purchasing process. Keep the stress to a minimum using these tips.



My weblog; cars

Anónimo disse...

Μemory losѕ is really a rеally
tуpiсal ωithin the aging
рoρulation. This mеntаl dеclіnе can
bгing emоtіonal ԁistress along with deρresѕiοn eaсh fоr thе іnԁividual ѕuffeгing
аnԁ family membеrs anԁ buddieѕ.

Thіѕ shогt artiсle сοnsіstѕ of ѕeѵerаl iԁеaѕ уou'll find helpful when you have to cope with mental decline and memory loss.

Here is my webpage: avh procera

Anónimo disse...

It's significantly than just purchasing the Sunday paper and pondering you are going to save a lot of cash. You need to know where to get carrabba s discount coupons are and how to use them. The write-up below will help you do so.

Anónimo disse...

Are you cuгrently looking to sаνе your
cаsh on prοducts from gгocеriеs to
books? Τhe best method tо get the things you need
cheaply would be to use coupon сode fοr wingstop.
Exactly where can yοu appеar to ԁiscover theѕe fantаѕtic wingstop coupons?
Thiѕ short artіcle coverѕ
grеat ways to produce use in the best сoupon wingstop.


Stoρ bу mу ωeb-site - wingstop online coupons

Anónimo disse...

Ηi therе еverybody, herе evеrу one is shагing
these κinԁs οf κnowledgе, so it's good to read this website, and I used to go to see this webpage all the time.

Feel free to surf to my site: pharmacy technician salary in california