domingo, 22 de outubro de 2017

Professores: São Necessários?

O mundo está consciente de que a humanidade se aproxima de uma encruzilhada complexa: em cujo ponto central se interceptam, cruzam e partem cada vez mais caminhos; desconhecendo-se, em muitos deles, a natureza e objetivos a que conduzem; ignora-se o fim, embora se conheça o princípio; são como que uma caminhada sem destino concreto.
E nos domínios da metafísica e da espiritualidade, onde imperam a crença, a fé e o misterioso, como aceitar estes conhecimentos e como transmiti-los? Serão as máquinas inventadas pelo homem competentes para o fazer? Como atitude intelectualmente honesta, e metódica, pode-se dar o benefício da dúvida, e aceitar que constituem mais um bom recurso, a utilizar no ensino à distância, este sim, cada vez mais interessante, e que oferece imensas vantagens.
Educar e formar pessoas humanas implica: conhecimentos, técnicas e avaliações diferentes das que se utilizam na construção de objetos, sejam edifícios, pontes, estradas, máquinas ou simples peças de vestuário, calçado e outras inúmeras coisas materiais. Preparar para a vida individual de cada pessoa, em sociedade humana, não é o mesmo que programar uma máquina.
A pessoa humana comporta, e transporta, princípios, valores, sentimentos emoções e atitudes que possibilitam: o melhor ou pior relacionamento interpessoal; que promove, havendo para isso vontade, a harmonia, a compreensão, a tolerância e a resolução de problemas sócio-culturais, pessoais e do grupo; que enriquecem as dimensões verdadeiramente humanas, como a ética, a religião, a política, a social e a interrelacional, entre outras.
A humanidade entrou no século XXI, envolvida numa eufórica confiança, quase ilimitada, nas capacidades e benefícios da tecnologia e de um bem divulgado cientismo positivista que, alegadamente, tudo resolve, muito embora já se saiba que nem todos os problemas, pelo menos por enquanto, estão acessíveis à ciência.
A auréola técnico-científico-materialista, em que alguns setores da sociedade procuram envolver-se, tem conduzido a situações deprimentes e humilhantes, precisamente para alguns dos povos em todo o mundo, desmistificando, assim, a ideia, segundo a qual, uma educação/formação que integre os domínios sócio-culturais, não tem relevância para o progresso e bem-estar humanos.
A educação/formação do homem contemporâneo, numa perspetiva de futuro, no sentido de se aperfeiçoar e consolidar uma sociedade moderna, justa, tolerante, solidária e produtiva, pressupõe investigação, conhecimento e prática, eventualmente inverificados ou inconfirmados pelos critérios científicos e tecnológicos, mas não menos credíveis, realistas e úteis na vida corrente de cada pessoa.
 A fórmula mágica, qual receita milagrosa, para educar/formar pessoas humanas, a ciência e a técnica ainda não a revelaram inequivocamente, o que não impede de se tentar outras abordagens, e transmitir algumas práticas e valores: quer pela comunicação tradicional; quer pelas boas-práticas de quem pode e deve ministrar tais matérias, inegavelmente, os professores/formadores, encarregados de educação e Igrejas, numa primeira fase da vida da criança, do adolescente e do jovem. Posteriormente, também, ao adulto.
 Educar, ensinar, formar, instruir, preparar para a vida e até para a morte biológica, constituem ações interdependentes, que integram um projeto grandioso, a aplicar numa sociedade humana cada vez mais globalizada, para determinados fins, com uns atores bem escolhidos e, também, outros cada vez mais excluídos, em certas faixas sociais e etárias, do acesso aos bens e valores essenciais, à dignidade da condição da pessoa humana.
Será, contudo, muito difícil, se não mesmo inexequível, eliminar a nobre função do professor, formador, docente, tutor, conselheiro, companheiro e cúmplice pedagógico, do sistema educativo, quaisquer que sejam as suas modalidades: direta, presencial, emocional, afetiva e espiritual ou à distância, com as vantagens práticas de todo o potencial da tecnologia, ao serviço da educação/formação.


Diamantino Lourenço Rodrigues de Bártolo


Portugal: http://www.caminha2000.com (Link’s Cidadania e Tribuna)

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