1. Na comunicação e no relacionamento interpessoal,
as pessoas e as organizações têm de ser competentes, aqui no conceito prático
de obtenção dos melhores resultados, isto é, fazer passar as mensagens verbais
e não-verbais, que se vão transmitindo no exercício dos múltiplos papéis que
diariamente são desempenhados pelas pessoas e organizações. Exija-se, pois,
competência.
2. O relacionamento humano seria impossível sem o ato
comunicativo, entendido este como uma interação entre pessoas que desejam a
convivencialidade societária, seja em contexto familiar, profissional, social,
religioso ou outro. As relações humanas pressupõem diálogo, troca de ideias,
transmissão de conhecimentos, divulgação de factos, manifestação de sentimentos
e tantas outras intervenções, só possíveis, pela comunicação, verbal e/ou não
verbal.
3. Todas as comunicações humanas apresentam
complicações, que os interlocutores procuram, por vezes, resolver e, outras
vezes, dificultam:
a) Um primeiro problema que se coloca é que em
todas as comunicações humanas ninguém pensa que há obstáculos: quer se esteja a
conversar com uma pessoa, ou com um grupo;
b) Uma outra dúvida é que os indivíduos, de uma
maneira geral, não são muito bons ouvintes, realmente a ouvir, quando alguém
fala com eles e, depois, a entender corretamente o que ouvem.
4. O relacionamento interpessoal provoca,
necessária e inevitavelmente, determinados comportamentos comunicacionais: uns,
eventualmente, premeditados, estudados e treinados; outros, espontaneamente.
Apesar de tais limitações, é possível caracterizar os diversos comportamentos
comunicacionais, a partir de critérios definidos: «a) Afirmatividade do
comunicador (transparência da linguagem); b) Respeito pelo interlocutor
(respeito pelo outro. A partir destes dois critérios e como posicionamento
prévio, aceitam-se quatro grandes tipos de comportamento comunicacional, a
indicar: assertivo; passivo; agressivo e manipulador.
5. Caberá ao sistema educativo, apoiado na sua
principal estrutura, a Escola, ensinar a usar, corretamente, uma determinada
língua, na circunstância, a língua oficial em vigor no respetivo país. A esta
estrutura, por enquanto ativa e insubstituível, para além de transmitir todo um
conjunto de técnicas, regras e significações, compete-lhe, também, promover,
dinamizar e aferir os resultados do ato comunicacional, incentivando os
elementos essenciais: emissor-recetor para o desenvolvimento e aprofundamento
do diálogo, com recurso aos métodos que em cada situação se considerem os melhores,
de imediato, entre professores e alunos,
6. Diz-se que se está numa situação argumentativa,
entre outras, sempre que se é chamado a tomar posição face a algo: seja a uma
atitude; a um ato; a um projeto; a uma decisão; a um critério. Argumentar é, também,
comunicar e daí a conveniência de se conhecer bem o recetor, para que se
verifique uma compreensão cabal do discurso argumentativo
7. A tónica para o desenvolvimento de relações
humanas sadias, frutuosas e duradoiras passa pela ação comunicacional, pelo ato
comunicativo entre pessoas, entre grupos, entre nações. Não haverá outro
caminho mais seguro e pacífico do que aperfeiçoar todas as técnicas,
estratégias e metodologias para uma prática de relações humanas que possa estar
acima de todo e qualquer interesse ilegítimo.
A instituição de um paradigma comunicacional
impõe-se, hoje, à sociedade universal, sendo urgente implementar todos os
recursos possíveis para que o relacionamento humano intercultural,
inter-religioso, intergrupal, interplanetário, seja uma regra e não uma
exceção.
Venade/Caminha – Portugal, 2019
Com
o protesto da minha perene GRATIDÃO
Diamantino
Lourenço Rodrigues de Bártolo
Presidente do Núcleo Académico de Letras
e Artes de Portugal
TÍTULO
NOBILIÁRQUICO DE COMENDADOR, condecorado com a “GRANDE CRUZ DA ORDEM
INTERNACIONAL DO MÉRITO DO DESCOBRIDOR DO BRASIL, Pedro Álvares Cabral” pela
Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística
http://www.minhodigital.com/news/titulo-nobiliarquico-de
COMENDADOR
das Ciências da Educação, Letras, Cultura e Meio Ambiente Newsmaker – Brasil
DOCTOR
HONORIS CAUSA EN LITERATURA” pela Academia Latinoamericana de Literatura
Moderna y la Sociedad Académica de Historiadores Latinoamericanos.
Blog Pessoal: http://diamantinobartolo.blogspot.com
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