domingo, 30 de novembro de 2025

A BUSCA DOS EQUILÍBRIOS ESPIRITUAIS.

              Os modelos técnico-científicos e instrumentais inventados, produzidos e utilizados para a construção de um mundo mais justo para todos os seres nele existentes, parecem esgotados, pese embora todo o potencial humano, direcionado na busca de melhores condições de vida material, para todos os indivíduos da natureza planetária conhecida, na circunstância, o planeta Terra.

O homem tem consciência que vive um pouco num equilíbrio de “terror”, porque: conhece, relativamente bem, as suas próprias intenções; que resultados pretende alcançar com certas atitudes, instrumentos e materiais utilizados; nos planos que vai elaborando e desenvolvendo na prática da vida concreta, física e objetivada para determinados alvos.

Um tal equilíbrio de “terror” tem, sistematicamente, ignorado outras alternativas, por sinal, bem, muito bem mais compatíveis com a superior inteligência humana, e com a dignidade inigualável e inquestionável que resulta da condição de ser pessoa humana.

Colocar ao serviço da guerra, da destruição, do sofrimento, da dor e da morte, todo este potencial humano e os recursos naturais que Alguém criou para o benefício de todos, constitui um comportamento “bestialmente selvagem”, contra a Natureza e contra Deus, qualquer que seja a Divindade que O represente, em cada homem, em cada cultura, em cada povo.

Sempre que um homem, um grupo, uma comunidade invoca o princípio, segundo o qual, “todos nascem livres e iguais”, significará pretender agir em conformidade ou, pelo contrário, tal manifestação apenas procura encobrir a hipocrisia de quem tenciona agir, precisamente, ao inverso e desrespeitando o seu semelhante?

Salvaguardando-se as felizes exceções, assiste-se, atualmente, à mais desenfreada e despudorada destruição dos princípios e valores instituídos, desde sempre pelo Deus Universal, consubstanciados em meia dúzia de virtudes, cada vez mais ignoradas pelo homem.

Uma parte significativa das pessoas vive, para além da materialidade do mundo concreto, preocupada e em busca das soluções que, da transcendência do divino, poderá ter para algumas situações, ainda não resolvidas pela Ciência e pela Técnica.

A virtude da adoração a um Deus n’O qual se acredita, constitui uma possibilidade de momentos felizes, calmos e profundos, suscetíveis de repetições, tantas quantas se queiram, contribuindo para um comportamento mais solidário, porquanto: «Adorar ao Deus verdadeiro ajuda a evitar um modo de vida puramente egocêntrico. (…) A verdadeira adoração é boa para você porque o ajuda a se tornar uma pessoa melhor. À medida que se pratica a adoração verdadeira você desenvolve uma personalidade que resulta em relacionamentos mais felizes. Você aprende de Deus e de seu Filho sobre como agir com honestidade, falar de modo bondoso e ser uma pessoa responsável.» (in: SENTINELA, 2006: Vol.127, nº 17)

O Homem deste novo século, independentemente das suas convicções político-filosóficas e religiosas, não tem que se submeter a quaisquer complexos e/ou preconceitos para manifestar, livremente, o seu pensamento acerca de um tema, por muito melindroso que ele possa ser.

Cada religião tem os seus valores, rituais, liturgia, processos de intervenção na sociedade, e condução dos seus crentes, alegadamente, para uma situação de plena felicidade espiritual. Aliás, só com estratégias que visem a dinamização, o intercâmbio e o diálogo inter-religiões, se poderá construir um mundo mais consensual, mais tolerante, porque mais eclético, com tudo o que de bom e dignificante cada religião comporta.

Certamente que não haverá religiões em que os seus crentes sejam bandos de marginais e/ou de malfeitores, excluindo aqui, ainda que pontualmente, os fundamentalismos e toda a espécie de radicalismos que, ao longo da história, se têm verificado com intervenções condenáveis, à luz dos valores da vida, da dignidade e do humanismo.

A importância e influência de cada religião, também, mas não só, resultam da adesão e da fé que os respetivos crentes nela depositam, sendo certo que é muito mais difícil acreditar nos valores religiosos e práticas ritualistas de uma religião, que promover e defender o mal, a guerra, a desgraça e a morte.

O homem “sapiens” e “tecnologicus”, deste novo milénio, tem condições para compreender, harmonizar e elaborar novas regras de boa-convivência interpares, adotar atitudes tolerantes, solidárias, com a elevação espiritual que o caracteriza.

A dimensão religiosa poderá ser mais um traço distintivo que eleva o homem a uma condição superior, relativamente aos restantes animais, estimulando-se, por isso mesmo, o seu empenhamento nas práticas e intercâmbios religiosos.

A consciência religiosa de cada indivíduo humano, certamente que contribui para se atingir uma certa paz espiritual, se se preferir, a verdadeira felicidade, naquilo que ela tem de mais sublime: a amizade pura, baseada num verdadeiro Amor, qualquer que este seja, a lealdade, o carinho, a cumplicidade, a sinceridade, a tolerância, a gratidão, a humildade, a coesão entre as pessoas, a tranquilidade, a harmonia e uma profunda autoconfiança nos valores divinos.

 

Bibliografia

 

SENTINELA, 2006: Vol.127, nº 17

 

 

 

“NÃO, ao ímpeto das armas; SIM, ao diálogo criativo/construtivo. Caminho para a PAZ”

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=924397914665568&id=462386200866744

 

 

 

Venade/Caminha – Portugal, 2025

Com o protesto da minha permanente GRATIDÃO

Diamantino Lourenço Rodrigues de Bártolo

Presidente HONORÁRIO do Núcleo Académico de Letras e Artes de Portugal

site@nalap.org

http://nalap.org/Directoria.aspx

http://nalap.org/Artigos.aspx

diamantino.bartolo@gmail.com

http://diamantinobartolo.blogspot.com

https://www.facebook.com/diamantino.bartolo.1

sábado, 29 de novembro de 2025

CRÓNICAS E CONTOS, CIENTÍFICO-LITERÁRIOS, PUBLICADOS EM NOVEMBRO - DE 2025.

 

INSIGNES ENTIDADES, INDIVIDUALIDADES, DEFENSORAS DA LUSOFONIA DOS DIREITOS HUMANOS E DA PAZ.

 

NOBRES CONFREIRAS/DES. ILUSTRES AUTORAS/RES. ESTIMADAS/OS LEITORAS/RES. PREZADAS/OS AMIGAS/OS

 
Antes de mais, espero e desejo que se encontrem de boa saúde, na companhia dos vossos familiares, colaboradores, leitores, amigos verdadeiros e pessoas das vossas relações, uma excelente semana. Abraço.
 
NOTA. É meu dever, por estima e respeito, informar os prezados leitores, que por motivos de doença, fui clinicamente aconselhado a reduzir, drasticamente, o tempo de utilização do computador, o que resultou numa redução dos trabalhos publicados. Pelo facto peço, por favor, que me desculpem.
                                                                                                                             
1. IDENTIFICAÇÃO:          
Diamantino Lourenço Rodrigues de Bártolo. Casado, nasceu em 1948, em Venade - Caminha – Portugal 

 

2. CONTACTOS:

 

Morada:     Rua das Pedrinhas, 98 - Lugar de Ribas - 4910-354 Venade – Caminha - Portugal

Telefones: 351 936 400 689; 00351 258 922 859;

Correio eletrónico: Diamantino.bartolo@gmail.com
Blogue: http://diamantinobartolo.blogspot.com/ 
Facebook: https://www.facebook.com/diamantino.bartolo.1/
Biografia: https://laosdepoesia.blogspot.com/search/label/Diamantino%20%20B%C3%A1rtolo

Bibliografia: https://sites.google.com/view/aquiferoliteratura/autores/diamantino-b%C3%A1rtolo#h.ij8cyfyj0ob0

 

3. GALERIA:

https://sites.google.com/view/aquiferoliteratura/autores/diamantino-b%C3%A1rtolo/e-o-autor-escreve#h.5ku466jnusuu

 

4. LIVROS. DIPLOMAS. CERTIFICADOS. COMENDAS. MEDALHAS

https://sites.google.com/view/aquiferoliteratura/autores/diamantino-b%C3%A1rtolo#h.m5zr116mlgco

 
5. FORMAÇÃO ACADÉMICA:
 
Licenciatura em Filosofia - Faculdade de Filosofia de Braga - Universidade Católica Portuguesa, (1989; Pós-graduação em Filosofia, com especialização em Filosofia Moderna e Contemporânea, (2001); Curso de Formação Educacional para o exercício da docência (4 cadeiras, uma das quais, Psicologia Educacional, 1991); Mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea - Universidade do Minho – Braga – Portugal, (2003) e pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas-SP – Brasil (2007); Doutorado (Curso Livre) em Filosofia Social e Política. Especialização: Cidadania Luso-Brasileira, Direitos Humanos e Relações Interpessoais, pela FATECBA – Faculdade Teológica e Cultural da Bahia – Brasil, (2009), curso amparado pelo Decreto-Lei Nº 1051 de 21/10/1969 e pelos Pareceres 11/69 e 241/99 do MEC.
 

 

6. ATIVIDADE PROFISSIONAL:

 

a) Como Militar da Armada Portuguesa, especialidade de Radiotelegrafista, durante 7,5 anos, incluindo uma comissão militar de 3 anos e 1 mês, no Leste de Angola – Luso-Moxico, onde fui agraciado com 2 louvores individuais. Atualmente portador do cartão de Antigo Combatente, “Titular de Reconhecimento da Nação” Nº 101923040.

 

b) Como Subchefe da Polícia Marítima, onde fiz carreira profissional, obtive 7 louvores individuais e a Medalha da Cruz Naval de 4ª Classe.

 

c) Como Professor e Formador, tenho lecionado as seguintes disciplinas: Ensino Superior: “Antropologia Cultural”, Cultura e Pensamento Contemporâneo I e II”, “Projetos e Tecnologias Educativas I e II”, “Comunicação e Relacionamento Interpessoal I e II”, “Deontologia Profissional”, “Políticas Sociais I”, ”Relações Públicas I e II”, do 1º ao 4º ano das licenciaturas de Intervenção Social e Comunitária e Turismo; “Formação e Desenvolvimento Profissional” à Pós-graduação do Curso de Especialização em Administração Escolar; “Gestão e Conceção da Formação” no Curso de Técnico Superior de SHST, a licenciados; Formador de Ética e Deontologia Profissional e Gestão do Tempo, a quadros técnicos superiores; Formador nos 2º e 3º ciclos e Secundário de: “Homem e Ambiente”, “Português”, “Integração”; “Desenvolvimento Pessoal e Social”, ”Comunicações Radiomarítimas”, “Legislação Pesqueira”, “Marinharia”, Segurança Marítima”, “Formação para a Cidadania”; “Cidadania e Mundo Atual”; “Relacionamento Interpessoal” - Formações Modulares na Empresa internacional: Grupo Antolin Lusitânia; “Gestão e Motivação de Equipas” no Grupo Ezpeleta; “Cidadania e Sociedade”, “Cidadania Empregabilidade e Profissionalidade”, “Liberdade e Responsabilidade Democráticas”, “Processos Identitários”, Deontologia e Princípios Éticos”, no âmbito dos Cursos EFA e do CNO – Centros de Novas Oportunidades. Cerca de 25 (Vinte e cinco) anos de experiência e 16.200 (Dezasseis mil e duzentas) horas de formação ministrada, reportadas a julho de 2014).

 

 

7. TODOS OS TRABALHOS PUBLICADOS EM AQUÍFERO LITERATURA

https://sites.google.com/view/aquiferoliteratura/autores/diamantino-b%C3%A1rtolo/e-o-autor-escreve?authuser=0#h.ijkcy5i1tf8c

 

8. TRABALHOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS DE SETEMBRO, PUBLICADOS EM 26.09.2025

https://www.facebook.com/photo/?fbid=3161291874036536&set=pcb.3161293907369666

 

9. TRABALHOS CIENTÍFICO-LITERÁRIOS, PUBLICADOS EM OURUBR0 DE 2025 +(Blogue)

 

https://diamantinobartolo.blogspot.com/2025/10/num-mundo-de-esquinas-cuidado-com-os.html

 
 

10. TRABALHOS CIENTÍFICO-LITERÁRIOS  + Blogue PUBLICADOS EM NOVEMBRO -2025)

 

 

BÁRTOLO, Diamantino Lourenço Rodrigues de,

 

_____Relações Políticas Emocionais

https://www.caminha2000.com/jornal/n1200/tribuna.html#um

_____A inquietação dos Amantes

https://www.facebook.com/photo?fbid=122223819896102603&set=pcb.122223820064102603

_____O Círculo Hermenêutico

https://minhodigital.pt/o-circulo-hermeneutico/

 _____Num mundo de esquinas, cuidado com os falsos amigos

https://www.blogger.com/blog/post/edit/8782587703651599944/597493510368885734?hl=pt-PT

_____A Ética do Poder

https://nalap.org/Artigo.aspx?id=451

_____O Poder da Religião

https://taniatonelli.blogspot.com/2025/10/o-poder-da-religiao.html

_____Dez anos de amizade entre Izabelle Valadares (LITERARTE) e Diamantino Bártolo (NALAP

https://www.facebook.com/photo?fbid=3048751198487613&set=ms.c.eJwFwYENADAIArCPFhEQ~%3Bf~_xtehlx67lrMnH0sbArTYDvg7SXZQuKvrRaaw8A6mDN4PQS~_umcP7VdhEV.bps

_____Revista Casa dos Escritores. Colunista de Portugal

https://www.facebook.com/photo?fbid=122223819896102603&set=pcb.122223820064102603

_____O DESENVOLVIMENTO NO APOIO À SOCIEDADE IGUALITÁRIA

https://sites.google.com/view/aquiferoliteratura/autores/diamantino-b%C3%A1rtolo/e-o-autor-escreve/o-desenvolvimento-no-apoio-%C3%A0-sociedade-igualit%C3%A1ria#h.8auzttvghnxv  

_____O PODER ÉTICO DA FÉ

https://sites.google.com/view/aquiferoliteratura/autores/diamantino-b%C3%A1rtolo/e-o-autor-escreve/o-poder-%C3%A9tico-da-f%C3%A9#h.vsk1smjukype  

_____Jornalismo

https://jornalrol.com.br/?p=76442

_____MEU TESTEMUNHO DE FÉ. Deus mais Religião, Igual a Felicidade e Paz

https://www.facebook.com/diamantino.bartolo/posts/pfbid02xLgm42qk6MaFQ9dUzfvXwe8EqgwaLtAU9cdAVeW4t4bzG7GaRoErTsjdg1tgvzhCl

_____ Educação, Formação e Emprego

https://www.facebook.com/photo?fbid=3200038170161906&set=pcb.1212389690727714

_____ Investimento Público

https://www.facebook.com/photo/?fbid=3200085266823863&set=pcb.29403107612679419

_____ Entusiasmo pelas novas ideias iluministas,

In: https://www.luso.eu/colunistas/cr%C3%B3nicas/entusiasmo-pelas-novas-ideias-iluministas.html

_____Construindo o Estado Democrático

https://sites.google.com/view/aquiferoliteratura/autores/diamantino-b%C3%A1rtolo/e-o-autor-escreve/construindo-o-estado-democr%C3%A1tico#h.o9ye75zfshle

_____Dos Sonhos à Realidade, Coletânea Poética da Lusofonia, (Artigo Proteção Social do Idoso, Pp. 103-108)     

06.11.2025 (1ª Edição, Março de 2023

https://www.facebook.com/photo/?fbid=3208739349291788&set=pcb.3208747049291018 https://diamantinobartolo.blogspot.com/2025/11/dos-sonhos-realidade.html  

_____Investimento Público

https://www.facebook.com/photo?fbid=3210055675826822&set=pcb.1219585613341455

­­­­­­­_____Intervenção Social e Comunitária

https://www.facebook.com/photo?fbid=3210283389137384&set=pcb.29486511711005675

_____O Maravilhoso Mundo da Comunicação

https://www.caminha2000.com/jornal/n1200/tribuna.html#um

_____A Conflitualidade Humana

https://jornalrol.com.br/?p=76649

_____Cidadão Ideal Universal

https://nalap.org/Artigo.aspx?id=453

_____Comunicação universal consensual: para quando?

https://www.luso.eu/colunistas/opinião/comunicação-universal-consensual-para-quando.html

_____Dia de São Martinho

https://www.facebook.com/photo?fbid=3213768972122159&set=pcb.3213770908788632

_____Lusofonia e Cidadania

https://nalap.org/Artigo.aspx?id=454

_____Cultura. Património. Desporto

https://www.facebook.com/diamantino.bartolo/posts/pfbid02snWot1ejUizBm18bYaB4EYiJvg94XdPRJaiP61ePVHvBjmBPuywzDfcq2ti595kEl

_____Juventude. Criatividade. Novas Oportunidades

https://www.facebook.com/photo?fbid=3215792475253142&set=pcb.1223780336255316

_____Terceira Idade. Atividades. Reconhecimento

https://www.facebook.com/photo?fbid=3215866978579025&set=pcb.29533112423012270

_____O Jogo Dialético

https://minhodigital.pt/o-jogo-dialetico/

_____A Comunicação na Sociedade

https://www.caminha2000.com/jornal/n1200/tribuna.html#um

_____A Ardilosa Armadilha de um Amor Maquiavélico

https://sites.google.com/view/aquiferoliteratura/autores/diamantino-b%C3%A1rtolo/e-o-autor-escreve/a-ardilosa-armadilha-de-um-amor-maquiav%C3%A9lico#h.6pn588f64naf

­_____Poder Local Socializante

https://taniatonelli.blogspot.com/2025/11/o-poder-democratico-social.html  

_____ Perfume para a Felicidade

https://www.facebook.com/photo?fbid=3218734751625581&set=pcb.3218735801625476

_____Perfume para a Felicidade

https://diamantinobartolo.blogspot.com/2025/11/perfume-para-felicidade.html

_____Comércio. Indústria e Turismo

https://www.facebook.com/diamantino.bartolo  

_____Agricultura. Pesca. Caça

https://www.facebook.com/diamantino.bartolo/posts/pfbid02UaW8rn2AChDgM8GKVXdA8K1wfgg7syTb7EqGFUQfS2V4tDwXyMc1J5Xrxbk2tyuJl?comment_id=864246352806298&notif_id=1763491893588380&notif_t=feed_comment&ref=notif

 _____Ambiente e Recursos Naturais

https://diamantinobartolo.blogspot.com/2025/11/ambiente-e-recursos-naturais.html

_____Pensar o Mundo para o Século XXI

https://jornalrol.com.br/?p=76821

_____Pensar o Mundo para o Século XXI

https://jornalrol.com.br/?p=76821

_____A Televisão na Sociedade

https://www.caminha2000.com/jornal/n1200/tribuna.html#um

 _____Comércio. Indústria e Turismo

https://www.facebook.com/groups/241660381133988/posts/1227515509215132/

 

_____Crise e Cidadania

https://taniatonelli.blogspot.com/2025/11/a-crise-economica.html  

_____Atitude do Espírito Religioso, in: https://www.facebook.com/diamantino.bartolo/posts/pfbid02TtyMmHvYr2reouRaYSKi2yY9pzM6EtfnbWtN8ACJUQhegk98eHBM8ymKUNKTszh3l

_____Axiologia: Fonte da Sabedoria

https://diamantinobartolo.blogspot.com/2025/11/axiologia-fonte-da-sabedoria.html  

_____Cidadania Inclusiva, in: Face https://www.facebook.com/photo/?fbid=3229113400587716&set=pcb.3229115590587497

 

 

11. CONVITE E NORMAS PARA PUBLICAR NO NALAP

 


É uma honra para todos nós, fazermos parte desta maravilhosa família literário-cultural da LITERARTE e do NALAP, neste espaço grandiloquente da Lusofonia, sob a superior orientação da nossa insigne Presidente, Exma Senhora Drª Izabelle Valladares, com a sua incomensurável sabedoria, compreensão, carinho e apoio constante às/aos associados da LITERARTE e do NALAP, colaboradores e participantes nos projetos.

 

Igualmente, é sempre um privilégio trabalhar nas Antologias e nos diversos projetos promovidos pela LITERARTE e pelo NALAP. As nossas Coletâneas, os inúmeros trabalhos nos domínios científico-culturais e das artes em geral, expandem-se um pouco por todo o mundo, porque em cada “esquina deste planeta”, sempre há uma pessoa originária da Lusofonia, mas, principalmente, nos 8 países de língua oficial portuguesa.

 

Por isso, por favor, nunca percam estas oportunidades soberanas, para verem os vossos trabalhos literário-culturais-científicos, percorrerem o mundo, com a vossa participação: poética, em prosa, ou noutro estilo literário; pinturas; antologias, o que muito contribuirá para a enriquecimento de todos: autoras (res) e as nossas instituições – LITERARTE e NALAP.

 

O NALAP, presidido por Dom Nuno Henriques Barroso, fornecerá o apoio possível, desde logo, publicando no respetivo sítio as matérias de: poesia ou prosa; contos, crónicas, histórias, tradições, usos e costumes, biografias de personalidade célebres, entre outros estilos literários, sempre no respeito pelas normas ético-deontológicas do jornalismo literário-cultural, pela decência, respeito e bom nome das duas instituições, seus dirigentes e quaisquer outras entidades públicas ou privadas, eventualmente visadas nessas matérias, cuja responsabilidade é exclusiva dos seus autores. A publicação dos artigos dos Associados, do NALAP e da LITERARTE, é GRATUÍTA.

 

Para o efeito podem enviar para o e-mail nunobproducoes@gmail.com ou diamantino.bartolo@gmal.com trabalhos científico-literário-culturais, máximo de 1.000 (MIL) palavras, fonte Arial, tamanho 11, espaçamento simples. A abordagem do tema e a correção dos textos são da inteira responsabilidade dos seus autores. Após a publicação, no site do NALAP, será enviado o respetivo link de acesso, ao seu autor.

 

Com um grande e saudoso abraço Lusófono, até ao próximo encontro da Lusofonia.

 

Diamantino Bártolo & Izabelle Valladares

 

DIAMANTINO LOURENÇO RODRIGUES DE BÁRTOLO

 

PRESIDENTE HONORÁRIO DO NÚCLEO ACADÉMICO DE LETRAS E ARTES DE PORTUGAL

 

 

“NÃO, ao ímpeto das armas; SIM, ao diálogo criativo/construtivo. Caminho para a PAZ”

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=924397914665568&id=462386200866744

 

 

 

Venade/Caminha – Portugal, 2025

Com o protesto da minha permanente GRATIDÃO

Diamantino Lourenço Rodrigues de Bártolo

Presidente HONORÁRIO do Núcleo Académico de Letras e Artes de Portugal

site@nalap.org

http://nalap.org/Directoria.aspx

http://nalap.org/Artigos.aspx

diamantino.bartolo@gmail.com

http://diamantinobartolo.blogspot.com

https://www.facebook.com/diamantino.bartolo.1