domingo, 1 de abril de 2012

Pensar a Filosofia

Sendo o objetivo deste trabalho refletir um pouco sobre o que é, afinal, a Filosofia, certamente, qual a sua situação neste início de século, não cabe no seu âmbito académico e histórico, recuar no tempo, para inventariar as inúmeras e possíveis definições.
Em todo o caso não resistimos a transcrever algumas passagens da idade moderna aos nossos dias e, com esta metodologia, é importante destacar o que pensavam alguns responsáveis da época, começando primeiro por destacar Pinharanda Gomes, na apresentação que faz, por exemplo, à obra de Silvestre Pinheiro Ferreira, (1769-1846) quando afirma: «De verdade, uma nação só é autónoma e livre quando se garante a liberdade, a propriedade de pensamento e de movimento. Nenhuma ficção política ocultará a verdade da subserviência filosófica, se esta for tão real como tem sido, desde o século XVIII (no caso português). Ainda que possamos dispor de poder económico mundial, não seremos dignos, se não garantirmos, antes disso, a autonomia de uma própria e inalterável felicidade filosófica.» (FERREIRA, 1994:23)
Possivelmente, aceitaremos, sem grande contestação, que a Filosofia, desde há mais de 25 séculos, constitui uma dimensão fundamental e exclusiva do ser humano. Também é sabido que, principalmente, a partir dos primeiros filósofos naturalistas, críticos, pré-socráticos, socráticos, platónicos, aristotélicos até aos dias de hoje, todos se têm preocupado com aspectos que a ciência não abordara e outros fenómenos que ainda não consegue explicar.
Quem poderá garantir, se alguma vez conseguirá, de forma objetiva, rigorosa e provada, esclarecer-nos acerca das questões radicais que desde sempre têm atormentado o homem? A Filosofia poderá não nos informar, globalmente, sobre tais questões especiais mas, pelo menos, assume, incessantemente, a busca para uma explicação, recuando sempre e em primeira abordagem às causas mais remotas e transcendentais, mesmo continuando a ser acusada de nada resolver.
Se analisarmos o Manual de Filosofia do “Curso Elementar de Philosophia”, elaborado por António Ribeiro da Costa, segundo o programa oficial para o ensino nos Lyceus do Reino, em 1866, poder-se-iam formular algumas interrogações, de cujas respostas afirmativas, resultava, à época, uma definição de Filosofia.
Então convide-se o autor para se pronunciar: “Quem sou eu? Qual é a minha origem, e o porquê da minha existência? Onde está o meu fim, ou o para quê da minha existência? A Filosofia é a ciência que se ocupa de resolver estes três problemas; solução que é o ideal a que o homem aspira e do qual se aproxima incessantemente, sem poder jamais chegar à solução completa. Deste modo a Filosofia pode definir-se a ciência que procura expor a natureza, atributos e faculdades das substâncias espirituais, consideradas em si mesmas, e nas suas relações gerais com as outras substâncias.” (COSTA, 1866:7)

Bibliografia

COSTA, A. R. da, (1866). Curso Elementar de Philosophia. 2a Ed. Porto: Typographia de António J. S. Teixeira.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix, (1992). O Que é a Filosofia. Trad. Margarida Barahuna e António Guerreiro. 1a Ed. Lisboa: Editorial Presença.
­FERREIRA, Silvestre Pinheiro (1994) Categorias de Aristóteles. Tradução de Silvestre Pinheiro Ferreira, apresentação e notas de Pinharanda Gomes, 3ª Ed., Lisboa: Guimarães Editores.
MARIAS, Julián, (s.d.). Historia de la Filosofía. Trad. de Alexandre Pinheiro Torres. São Paulo: S.A
REZENDE, Antônio (Org), (1997). Curso de Filosofia para Professores e Alunos dos Cursos de Segundo Grau e de Graduação, 7a Ed., Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor/SEF.

Diamantino Lourenço Rodrigues de Bártolo 

Portugal: www.caminha2000.com (Link Cidadania)

Sem comentários: