sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Gratidão para com os meus Leitores e Comentadores


Comemoro hoje o primeiro aniversário da minha participação, ininterrupta, neste meu blog, com trabalhos de reflexão pessoal sobre variadíssimos temas que considero actuais. Trata-se, na minha modesta opinião, de um humilde contributo, visando expor o meu pensamento sobre: assuntos que me preocupam; outros, que me dão muito prazer; outros, ainda, para divulgar a inteligência e intervenção de grandes mestres universais, com os quais muito teremos de aprender, ao longo das nossas vidas.
Neste blog, são cinquenta e duas semanas, a que correspondem outros tantos artigos, pensados, escritos e divulgados através deste fortíssimo meio de comunicação universal e que, como escreve uma amiga minha: “Vivemos na era em que para nos inserir no mundo profissional devemos portar de boa formação e informação. Nada melhor para obtê-las do que sendo leitor assíduo, quem pratica a leitura está fazendo o mesmo com a consciência, o raciocínio e a visão crítica. Espero que gostem do meu blog e deixem sugestões, comentários ou troca de ideias.” (Disponível em http://oquemevainacabecaagora.blogspot.com/, consultado em 10.02.2012)
Penso, com toda a sinceridade, que haverá sempre muito a ganhar com estes contributos, por isso, é meu dever, manifestar a minha profunda gratidão a todos os leitores que, paciente e tolerantemente, me têm lido, através dos diversos sítios eletrónicos que venho usando, porque me deram a oportunidade de, universalmente, ser analisado o meu pensamento.
Algumas palavras, muito especiais, quero deixar aqui e agora inscritas: a minha imensa gratidão, também, para todas as pessoas que, generosamente, elaboraram comentários aos meus artigos. Para mim foram estímulos, aprendizagens e, acima de tudo, uma oportunidade de ver a vida, os problemas e as possíveis soluções de maneira diferente. Obrigado.
Um reconhecimento muito sincero, com os meus verdadeiros agradecimentos, também, para com aquelas entidades que me permitiram publicar os meus artigos, incluindo sites e blogs de pessoas que considero amigas e tenho na mais alta estima e consideração. A divulgação dos nossos pensamentos, é reforçada e vai aos quatro cantos do mundo, em virtude das novas tecnologias. Graças aos detentores de meios privilegiados, tem sido possível divulgar as minhas reflexões. Obrigado.
Desde que comecei a publicar, nos sítios digitais que se me têm proporcionado, em Portugal e no Brasil, quase três centenas de assuntos foram expostos, pública e mundialmente, através deste poderoso meio que é a internet. A vontade de colaborar para um mundo melhor, pela implementação dos valores mais naturais e legítimos, como a vida, a saúde, a amizade, a lealdade, a solidariedade, a confidencialidade, a confiabilidade, a reciprocidade, entre amigos que se querem carinhosamente bem, o trabalho, a liberdade, a paz, enfim, a felicidade, estiveram sempre presentes.
Em nenhuma circunstância, como de resto já foi referido em outros momentos, neste mesmo espaço, esteve na mente do autor qualquer intenção de magoar, ofender ou prejudicar quem quer que seja. Sempre se respeitaram as opiniões, as posições, os princípios, os valores, as convicções e atitudes das pessoas, mesmo, quando elas não concordavam com o pensamento exposto.
O trabalho desenvolvido ao longo de quatro anos, porque aqui incluo, também, o espaço que venho ocupando, no www.caminha2000.com, com o título “Cidadania” é extremamente gratificante do ponto de vista ético-moral, espiritual, realização literária e de aprendizagem permanente. Materialmente, é bem sabido que não foram auferidos quaisquer benefícios, nem esse objectivo alguma vez se colocou.
É oportuno tecer, neste contexto, um justo comentário de agradecimento muito especial, a todas as pessoas que, na qualidade de minhas formandas, consultaram, semanalmente, os diversos sítios onde publico as minhas ideias, lendo os respectivos artigos, e, posteriormente, nas sessões de formação me colocarem as suas dúvidas, suscitarem o debate aberto, democrático e muito produtivo para todos.
A somar a esta informação, que fui colhendo ao longo dos anos, outras me chegaram, de diversos quadrantes políticos, religiosos, sociais, estatutários, provenientes das mais diferentes origens económicas e etárias. O enriquecimento cultural, a todos os títulos, que resultou para o autor é, por si só, impagável e estimulante para prosseguir com este projeto, pelo menos enquanto tiver condições para continuar a divulgar as minhas reflexões.
Este projecto, que classifico de “Cidadania Participativa, insere-se, portanto, num desígnio cívico, iniciado há vários anos, que por sua vez tem possibilitado o aparecimento de várias oportunidades para, ao longo do tempo, ser igualmente divulgado e distribuído em suporte de papel, através de artigos e livros.
Sem falsa modéstia, afigura-se que o balanço do trabalho já realizado é, francamente, positivo, justamente porque, tratando-se, embora, de um humilde contributo para a cidadania participativa, tem concorrido para que muitas pessoas, inseridas em processos de educação/formação tenham acesso a ideias, eventualmente, diferentes das suas, perspectivas pessoais de olhar a vida, a sociedade e o mundo.
O balanço é positivo, também pelos comentários que são feitos diretamente ao autor, naturalmente que: uns, concordando; outros, discordando; outros, ainda, sugerindo diferentes alternativas. Com todos eles, muito se aprende, se enriquece e se desenvolve o pensamento, evitando-se, desta forma, o dogmatismo que estigmatiza quem o utiliza e defende, sem possibilidade de abertura aos outros.
A adaptabilidade e a flexibilidade às novas formas de posicionamento na sociedade, aos sentimentos, valores, princípios e condutas dos que connosco convivem, no dia-a-dia, às Instituições com as quais trabalhamos e/ou das quais nos servimos, para a resolução dos nossos problemas, cada vez mais complexos, são, actualmente, qualidades e capacidades que se podem e devem desenvolver, justamente, através de muita leitura, da troca de opiniões, da aceitação democrática do pluralismo das ideias, enfim, do exercício das boas-práticas cívicas.
É, incontestavelmente, desaconselhável que pessoas, grupos, comunidades, e instituições se fechem em si próprias. Ninguém é totalmente autónomo, por muita riqueza material que possua, por imensos conhecimentos que tenha, pela eventual influência que consiga mover a quaisquer níveis.
Hoje, a PARTILHA é a palavra de ordem: os valores da Solidariedade, da Lealdade, da Reciprocidade, da Confidencialidade, da Confiabilidade, entre as pessoas que se querem bem; do Respeito, da Dignidade e da Espiritualidade, entre outros; os sentimentos da Amizade Sincera, no contexto de um verdadeiro “Amor-de-Amigo”, do Carinho, da Estima, da Consideração, da Esperança e da Salvação; o posicionamento que resulta dos Saber-ser, Saber-estar, Saber-fazer e do Saber-conviver-com-os-outros, são fundamentais para que o ser humano tenha uma existência compatível com a sua superior dignidade, enquanto ser concebido à imagem e semelhança do seu CRIADOR, para quem acredita num Ente Supremo e Absoluto, DEUS.
Partilhar, com justiça, com amor, com alegria, com esperança, com a carência da reciprocidade, pode conduzir-nos à Paz e à Felicidade. Neste sentido, pretendo conduzir este projecto, isto é, que a partir dele, possamos viver com Saúde, Amizade, Educação, Trabalho, Paz e Felicidade, sempre na Graça de DEUS, extensivamente a toda a nossa família e amigos sinceros, do peito.

Diamantino Lourenço Rodrigues de Bártolo
Portugal: www.caminha2000.com (Link Cidadania)

Sem comentários: