domingo, 14 de janeiro de 2018

Educação-Formação: Uma Via para Pacificar o Mundo

Afirma-se que o século XX ficará na história da humanidade como um dos mais violentos, em que a força de armas poderosíssimas se impôs à fragilidade do diálogo democrático, fraterno e solidário. Período de tempo que a humanidade viveu: sob regimes ditatoriais ferozes, durante os quais se cometeram as mais irracionais barbaridades; em que os mais elementares direitos e valores humanos não foram respeitados, nomeadamente, o direito à vida e o valor da dignidade humana; tempo que viu crescer a miséria, a exclusão a todos os níveis, a fome, a doença, a guerra, a destruição, as migrações de refugiados, enfim, a morte.
O quadro negativo e pessimista, defendido por muitos, conforme acima sumariamente descrito, naturalmente que corresponde a uma realidade que passou para o atual século XXI, independentemente do grau de gravidade e da maior ou menor extensão que se pretende atribuir, e também dos sofisticados meios de intervenção na sociedade, para o bem e para o mal.
Mas aquela realidade, mesmo que levada ao máximo dramatismo, também foi acompanhada por um progresso material, científico e técnico, jamais verificado noutras épocas, excluindo-se, eventualmente, os grandes feitos histórico-culturais dos períodos áureos da expansão de certas nações, (obviamente, Portugal na segunda metade do século XV até ao início do século XVI, é um caso exemplar).
Com efeito, o século XX, assistiu à criação e desenvolvimento da ciência e da técnica, através da investigação e da tecnologia, aplicadas em todas as áreas da existência humana, inclusivamente e com grande destaque para a medicina, biogenética, engenharias e biotecnologia, entre outros grandes domínios do conhecimento.
Numa atitude positiva e otimista, pode-se aceitar que o balanço é, apesar de tudo, favorável, no sentido em que havendo vontade, educação, formação e humildade, se poder ter aprendido com os erros cometidos, evitando-se, no futuro, repeti-los e iniciando-se uma caminhada com os superiores objetivos altruístas, consentâneos com a vida e dignidade humanas.
Cientistas, investigadores, académicos, políticos, técnicos sociais e todo um mundo de estudiosos, elaboram e tentam aplicar as suas teses, em contextos reais de vida, com resultados, por enquanto, insatisfatórios, no domínio da pacificação da humanidade, o que comprova a complexidade da organização social humana e as dificuldades em se atingir desideratos próprios de um mundo mais pacífico.
Todos aqueles intervenientes, seguramente, têm procurado estabelecer uma fórmula, construir paradigmas, desenhar cenários, implementar regras, todavia, é possível, para já, admitir que a fórmula perfeita, mágica e solucionadora, para se aplicar à conflitualidade mundial, é difícil de encontrar e, tanto mais árdua, quanto os dirigentes mundiais não colaborarem.
 Reconhecendo-se a auto-insuficiência para solucionar as situações conflituosas, ou para contribuir para um mundo mais pacífico, tal circunstância não invalida, pelo contrário, estimula para o dever de dar um singelo contributo para a minimização de tão grave problema e, nesse sentido, se aponta e defende uma estratégia assente na educação-formação das pessoas, do berço ao túmulo.
 Ao longo de toda a vida: «A educação permanente, a de todos os momentos da vida, dinamismo pelo qual cada pessoa, independentemente da idade, poderá preparar o futuro de uma forma competente, não se situa, exclusivamente fora da escola. Diante das mudanças próprias do mundo em contínua evolução, faz-se necessária uma concepção global do processo educativo; precisamos abarcar todas as idades, todos os níveis e sectores da educação.» (BONBOIR, 1977:16).
A aposta maciça aponta, portanto, para a educação-formação, não apenas ao nível dos conhecimentos cognitivos, mas também através de uma pedagogia não-cognitiva, uma pedagogia que leve para o teatro da vida real, a aplicação dos saberes adquiridos e a assimilação de novas práticas. Uma conjugação dos conhecimentos apreendidos pela via clássica e a experiência vivenciada no terreno.
Casamento adequado, entre teoria e prática, através de uma educação-formação, ao longo da vida, poderá ser, ainda que mais uma, a fórmula que ajudará a encontrar algum equilíbrio num mundo em permanente e, por vezes, violentas mutações.
Talvez não se esteja a afirmar nada de novo, mas, certamente, que nunca é demais insistir nesta estratégia, quanto mais não seja, para sensibilizar as gerações atuais, mais novas e, eventualmente, menos experientes, porque da sua preparação dependerá o futuro que vão viver e oferecer aos seus pais e avós, numa idade em que estes já pouco ou nada podem fazer. 
Numa sociedade democrática, o sistema de ensino é fundamental na preparação da criança, do jovem, do adulto, do idoso e da comunidade no seu todo. Um ensino que proporcione a todos as mesmas oportunidades de aquisição de conhecimentos e preparação responsável para a vida numa sociedade livre, pacífica e justa, onde as discriminações negativas, o abuso do poder, a invasão e monopolização da propriedade privada alheia, bem como outras prepotências, sejam radicalmente banidas.
 A sociedade democrática deve investir, fortemente, na educação, na formação, num sistema de ensino integrado e livre, com matérias e programas pluralistas, que contemplem uma visão democrática do mundo, em que as diversas perspetivas possam ser, responsavelmente, criticadas, fundamentadamente, aceites ou excluídas.
Na verdade: «Não há sociedade democrática e pluralista em que o sistema de ensino não seja também democrático e pluralista; para isso, além da garantia de real liberdade de actuação de professores e alunos, da igualdade de oportunidades de acesso ao ensino e do seu conteúdo efectivamente libertador e pluralista, importa reconhecer e assegurar a todos o direito de receberem uma educação adequada às exigências do bem-comum e ao desenvolvimento integral de cada pessoa.» (ARAÚJO, s.d.:113).

Bibliografia

ARAÚJO, Miguel. (Dir. /Coord.). (1974). DICIONÁRIO POLÍTICO: Os Bispos e a Revolução de Abril. Lisboa: Ispagal
BONBOIR, Anna, (Dir.). (1977). Uma Pedagogia para Amanhã. Trad. Frederico Pessoa de Barros. São Paulo: Cultrix. Venade/Caminha, Portugal, 2015


Diamantino Lourenço Rodrigues de Bártolo

Portugal: http://www.caminha2000.com (Link’s Cidadania e Tribuna)
http://www.sitedoescritor.com.br/sitedoescritor_escritores_d0045_dbartolo.html
                           https://laosdepoesia.blogspot.ca/search/label/Diamantino%20%20B%C3%A1rtolo

Sem comentários: