Encetar, desenvolver e concluir um diálogo, entre
pessoas de culturas diferentes, utilizando, embora, o mesmo idioma, nem sempre
é fácil, inclusive, dentro de um mesmo território, na medida em que a
significação da palavra, da frase e do texto, no seu todo, terá interpretações
e repercussões diferentes, logrando proporcionar reações igualmente diversas, o
que, em algumas situações, poderá conduzir aos denominados “mal-entendidos” e, até, a um ou outro
conflito.
As relações entre povos de latitudes diferentes,
que comungam princípios, valores, e mesmo sentimentos muito específicos, e não,
necessariamente, idênticos, de uns em relação a outros, por vezes não produzem
os resultados desejados, designadamente, quando o diálogo utiliza uma linguagem
excessivamente técnico-científica ou sub-reptícia ou, ainda, sofismática, isto
é, vocabulário que determinadas classes socioprofissionais,
político-religiosas, económico-financeiras recorrem, por vezes, para
confundirem ou então, negarem o que lhes convém.
Da experiência recolhida, aquando da passagem por
África, e também pelo Brasil, das investigações realizadas, e das opiniões
auscultadas, penso que as relações lusófonas, no seu dia-a-dia, designadamente
entre os povos colonizadores, na sua esmagadora maioria, entendem-se melhor nos
estratos sociais mais baixos, do que nas altas esferas dos diversos poderes.
Em toda a parte do mundo sabe-se que, em geral, o
povo anónimo, não será conflituoso, nem agressivo, pelo contrário, é brando,
humilde e respeitador, naturalmente, defensor dos seus princípios, valores,
sentimentos e dos pergaminhos da sua História, território, língua e cultura. É
legítimo.
Os problemas, quase sempre, partem de algumas
altas instâncias, por razões de domínio, estratégias, quantas vezes obscuras,
para atingirem objetivos e interesses, eventualmente, inconfessáveis, sem que
com isso o povo beneficie do que quer que seja, de resto, em algumas situações,
é a parte maioritária da população que mais sofre em muitos aspetos:
integridade física, desemprego, doença, fome e morte.
Importa referir que: quer os colonos do século XX;
quer os povos colonizados, na maioria das situações conhecidas, viviam em paz,
com abundância de bens de primeira necessidade, acasalamentos por amor,
miscigenação, trabalho conjunto, de que resultava um desenvolvimento
equilibrado e sustentável, para este povo anónimo que se relacionava, com os
alegados invasores, com respeito, sendo, igualmente, considerado e honrado.
Obviamente que esta reflexão não pretende, em
circunstância alguma, “branquear”
eventuais excessos que se tenham cometido, durante o período colonial, porque,
e desde logo, a escravatura, a exploração do homem pelo homem, os maus tratos
físicos e psicológicos, certamente ocorreram em muitas partes dos territórios
ocupados, todavia, e ainda durante a permanência dos colonos portugueses, um
processo revanchista, também terá sido implementado, não pelo povo anónimo,
humilde e sacrificado, que, entretanto, já suspirava de saudade e receava por
piores dias, como de facto veio a acontecer no pós-descolonização.
Portugal, graças à iniciativa dos “Capitães de
Abril”, e o apoio incondicional do povo anónimo, desencadeou uma Revolução para
derrubar um regime ditatorial que, durante quase cinquenta anos: oprimiu os
portugueses e os povos colonizados; perseguiu, prendeu, condenou, quantas vezes
sem julgamento nem direito a defesa, milhares de cidadãos; obrigou,
praticamente, todos os jovens em idade militar, a irem combater para as então
designadas colónias, “defender” interesses e objetivos que não eram os do povo
simples e humilde.
Posteriormente à “Revolução dos Cravos”, em 25 de Abril de 1974, iniciou-se o
processo conhecido pelos «“3-D’s”:
Descolonizar, Democratizar e Desenvolver», agora no plano nacional. Quanto
à primeira fase deste projeto – Descolonizar -, o que hoje, se julga saber,
passados mais de 40 anos, é que a esmagadora maioria do povo: ex-colonos e
ex-colonizados, ficou a perder: Os primeiros, porque nunca nenhum Governo os
ressarciu dos prejuízos sofridos; os segundos, porque o desenvolvimento,
praticamente, estagnou.
Entretanto, instalou-se a guerra civil entre os
Movimentos ditos de Libertação. A destruição de bens como: infra-estrutura,
serviços e projetos em curso, foi quase total. A morte de pessoas, inocentes e
indefesas atingiu proporções alarmantes; durante mais de uma década,
principalmente em Angola, Moçambique e Timor, o povo anónimo, padecia na pele o
que nunca tinha sofrido durante a vigência do colonialismo, de resto, ainda
hoje a miséria, a fome, o subdesenvolvimento, a violência, continuam a grassar
nessas ex-colónias, para uma parte significativa das respetivas populações.
Por outro lado, os Portugueses, da então
denominada Metrópole, começaram a ser perseguidos, saqueados e muitos foram
mortos, porque cometeram os crimes de: serem colonos brancos; investirem o que
venderam em Portugal; contribuírem para o desenvolvimento das colónias. As
nossas Forças Armadas, cada vez tinham menos poder, acabando por se retirarem,
digamos que à pressa, dos territórios coloniais, como que a fugirem para não
serem massacradas, uma debandada que, em certas situações, teria sido
humilhante.
O retorno à então Metrópole, dos civis nacionais e
africanos, que desejaram vir, e tornarem-se portugueses, tinham esse direito,
indiscutivelmente, foi uma vergonha, pese embora as “pontes aéreas” e a
navegação marítima, que proporcionaram a fuga, quase desordenada, de centenas
de milhares de pessoas, estimando-se que mais de meio milhão tenham sido
obrigadas a fugir daquele “inferno” de guerra civil, saques e assassinatos.
Milhares de Portugueses, oriundos da Metrópole
(Portugal Continental) venderam todos os seus bens que possuíam para investirem
nas então províncias ultramarinas, porque governos irresponsáveis, demagógicos
e prepotentes, afirmaram, ao longo dos séculos, que aqueles espaços eram
território nacional, parte integrante de um alegado Império, que se
desmoronaria como um castelo de areia.
Em boa verdade, os governantes tinham a obrigação
de saber que, mais tarde ou mais cedo, Portugal seria pressionado a entregar as
suas ditas colónias, aos povos que nelas nasceram e habitavam, de resto, isto
mesmo já tinha acontecido com a independência do Brasil, em 07 de Setembro de
1822, porém, pacificamente, sem derrame de sangue, e sem que fosse necessário
expulsar os Portugueses, pelo contrário, o povo Brasileiro, e muitos dos seus
governantes, ainda acolheram milhares de Portugueses que desejavam fazer vida e
futuro naquele país.
Outras grandes potências coloniais: Inglaterra,
França, Espanha, Holanda, cedo verificaram que os territórios que também tinham
ocupado, não lhes pertencia e, inteligentemente, concederam as respetivas
autonomias, sem grandes conflitos. Portugal, nada aprendeu com os bons exemplos
do passado e dessas potências.
Obviamente que se sabia que Portugal não tinha
condições para: por um lado, manter um Império com territórios tão vastos,
longínquos e distantes uns dos outros; por outro lado, as cúpulas dos
Movimentos de Libertação, organizavam-se e lutavam pela autonomia, apoiados
pelas grandes potências mundiais, como a Rússia e a América.
A independência dos povos africanos era, portanto,
aos olhos do mundo democrático, justa, legítima e legal, para além de desejada
pelos mais altos dirigentes, apesar do povo anónimo, ao que se julgava, não
estar bem esclarecido quanto ao futuro que os poderia esperar e que, como se
viria a verificar, foi de uma autêntica tragédia humana, social, económica e
cultural.
Decorridos mais de quarenta anos, no que aos então
rotulados de “Retornados” diz respeito, a sua integração no território nacional
fez-se paulatinamente, com bastantes dificuldades para uns e, também, muitas
facilidades para outros, em função das atividades que desempenhavam no alegado
Ultramar, porque se verificou: a colocação de muitos, em bons empregos; a
instalação de milhares de pessoas em hotéis e pensões; outros, junto com
familiares, recebendo algum apoio monetário e, finalmente, havia aqueles que,
devido à idade e a terem vendido tudo em Portugal, valeu-lhes a família e
amigos.
Quanto aos africanos, que decidiram permanecer nas
suas terras, a esmagadora maioria, não terá beneficiado, rigorosamente nada,
com a descolonização e correspondente independência dos seus países. Os
conflitos, mais ou menos latentes, entre os Movimentos de Libertação e altas
individualidades, civis, políticas e militares continuaram, a miséria persistia
em ser uma realidade, a subnutrição, a fome, o analfabetismo e o inerente
obscurantismo, ainda grassam.
Tive a oportunidade de conhecer três países que
foram colonizados por Portugal. Dois deles, detentores de imensas riquezas:
petróleo, gás natural, ouro, diamantes, madeiras, produção agropecuária
desenvolvida, contudo, o fosso entre os extremamente ricos e os imensamente
pobres é, quase, infinito, inaceitável, injusto, imoral, provavelmente, ilegal.
É claro que sempre houve, em todo o mundo, e ao
longo dos tempos: ricos, remediados e pobres, todavia, quando se faz uma
revolução é para melhorar as condições e qualidade de via do povo, em todos os
sentidos. Isso não se conseguiu, ainda, nas ex-colónias nem em Portugal.
No nosso país, um recanto tranquilo da Europa
Ocidental, “à beira-mar plantado”,
como dizia o Poeta, ainda há cerca de vinte por cento da população, a maioria,
idosa, a viver no limiar da pobreza, com pensões e reformas equivalentes a
menos de dez euros por dia, em milhares de situações, isto para não invocar as
centenas de milhares de desempregados, sem quaisquer apoios, e as centenas de
milhares de jovens e adultos que tiveram de emigrar.
Corresponderá toda esta situação, em Portugal e
nas ex-colónias, aos projetos que os nossos “Capitães de Abril de 1974” e o
Povo anónimo de então tanto desejavam e que acalentou esperanças na realização
do programa apresentado à época: - “3-D’s”: Descolonizar, Democratizar e
Desenvolver”. ? Continuemos, contudo, a acreditar que, mais tarde ou mais cedo,
um “D. Sebastião” surja no horizonte,
que, finalmente, as mulheres e os homens responsáveis pela condução dos países,
sejam iluminados e lutem pelo bem-comum.
Acreditamos que a situação, em vários domínios da
vida nacional, está a melhorar, substancialmente, com especial destaque a
partir do ano de dois mil e dezasseis, porque, em boa e rigorosa verdade, as
estatísticas com repercussões no tecido empresarial e social, têm vindo a
revelar sinais de uma recuperação económico-financeira realista, que permitirá
encarar o futuro com mais otimismo.
Diamantino Lourenço
Rodrigues de Bártolo
Presidente do Núcleo
de Letras e Artes de Portugal
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