domingo, 17 de maio de 2020

Argumentos para o Sucesso

Regras, princípios, valores, sentimentos e comportamentos, são alguns dos ingredientes para se tentar ultrapassar metas, conseguir objetivos e traçar novos projetos. Àqueles se adicionam determinadas faculdades pessoais como: criatividade, capacidades físicas, cognitivas, confiança, determinação, fé e, por que não, alguma sorte. O sucesso na vida está sempre ligado a tais ingredientes e faculdades, sem o que, não parece possível que seja alcançado.
Desde já se considera importante uma atitude interior e também exterior de confiança, na medida em que: «Confiar implica abrir mão das nossas defesas e controlos, colocar os nossos recursos à disposição do outro e acreditar que ele não se utilizará disso para levar vantagem sobre nós, nem nos prejudicar. Significa acreditar nos discursos e promessas que nos fazem e isso é tudo o que não queremos (…). A desconfiança isola as pessoas, impede que experimentem e arrisquem, restringe a sua expansão (…). No âmbito individual, a confiança predispõe a sonhar com objetivos mais elevados, ousar, enfrentar desafios, assumir riscos, desenvolver-se, expandir-se.» (NAVARRO e GASALLA, 2007:15).
O êxito, qualquer que seja a dimensão humana, é um bem que se adquire através da tomada de consciência de cada pessoa em particular, no sentido de ela própria se saber autoavaliar. Para o efeito: «Devemos entender a consciência como um processo de conhecimento, opção e ação que implica melhoramento e aprendizagem contínuos (…). Hoje exige-se de todos nós uma maior consciência do que somos e do que acreditamos.» (NAVARRO, 2000:114).
A responsabilidade da consciência bem-formada é, portanto, fundamental para o sucesso da existência humana em geral, e de cada pessoa em particular. Por exemplo: uma consciência cívica nacional, relativamente ao exercício de deveres e direitos, no desempenho de cargos públicos ou privados, estes, porém, ao serviço das comunidades e das pessoas, é condição para um desenvolvimento sustentável que conduz à felicidade, na perspectiva, e no conceito, de uma melhor qualidade de vida para a sociedade.
Neste “caldo” de ingredientes para o sucesso, também se deverá incluir a dimensão ética do ser humano, desde logo para um comportamento verdadeiramente digno da condição da pessoa humana. Com efeito, torna-se necessário refletir e agir em conformidade, nomeadamente: «Sei quem sou …, respeito-me. Essa consciência de mim mesmo resulta, inevitavelmente, numa maior consciência do outro e num comportamento definido pela ética.
Se quero ser ouvido, consultado, aceite, reconhecido, preciso, antes de mais devo ouvir, consultar, aceitar e reconhecer o outro. Essa é a base do diálogo e das parcerias bem-sucedidas. Se estou efetivamente determinado a conseguir melhor qualidade de vida para mim e para aqueles que amo, certamente terei um comportamento ético, de respeito pelo mundo em que vivemos e pelos seus habitantes. Nesse sentido a ética associa-se à cidadania.» (ibid.:115).
Convém não ignorar que o êxito é tanto mais reconhecido e aceite, quanto mais humilde e grato for quem o alcança. Humildade e Gratidão andam sempre de “braço-dado”, são duas virtudes, das maiores, que só dignificam quem as possui e, sem complexos nem vergonhas, as exterioriza e aplica na sociedade.
É pela humildade que melhor se compreendem certas situações. Esta magnífica virtude, também conduz à solidariedade, à amizade e à lealdade, e que, em “cúmulo axiológico” fortalecem as atitudes de gratidão, e proporcionam ensinamentos de vida, que não se aprendem em nenhuma escola.
Na verdade, e a partir daqueles valores, constata-se que: «Por trás das nossas perdas estão ganhos e lições de valor incalculável, que as nossas deceções e frustrações propiciam crescimento, que as pessoas que mais nos prejudicam são os nossos melhores mestres e que diante de cada situação devemos sempre perguntar: o que tenho de aprender com isto?» (Ibid.:116).
Muitas são as virtudes, os valores e até os sentimentos que podem contribuir para o sucesso, porque o ser humano constrói-se ao longo da vida das pessoas, dos povos e das nações. O sucesso é transversal a toda a sociedade, e quanto maior ele for, em todas as dimensões da pessoa humana, tanto melhor se viverá num mundo tão complexo, quanto difícil. O sucesso mundial passa pelos êxitos individuais e, neste sentido, cada pessoa terá de saber exercer, com rigor, com honestidade e com determinação as respetivas funções, desde logo, no quadro do relacionamento interpessoal.
Na relação pessoal entre pessoas, que se respeitam, se consideram e se estimam, é necessária uma atitude de cada uma delas saber colocar-se no lugar da outra, para assim melhor compreendê-la e ajudá-la. Com efeito: «Desde o princípio dos tempos, todos os grandes mestres da humanidade pregaram o amor e a compreensão nas nossas relações e nas nossas comunidades. Não desperdiçaram o seu tempo a instruir-nos sobre o modo de acumularmos um excesso de bens materiais; não nos ensinaram a sermos maldosos, egoístas, rudes e arrogantes.» (BRIAN, 2000:139).
As manifestações e boas práticas de sentimentos nobres, como o amor, a compaixão, a caridade, entre outros, só dignifica quem os possui e, indiscutivelmente, ajuda quem deles precisa, o que vai contribuir para o sucesso das partes assim envolvidas, porque quando se fala em êxito, em ganhar, em vencer, pode-se considerar que neste resultado final, também entram elementos de natureza imaterial, como os princípios, os valores, os sentimentos e as relações interpessoais, que à voltam deles giram.
Na caminhada para o sucesso, que toda a pessoa deseja fazer e atingir bons resultados, um requisito é fundamental: ser-se honestamente competente. É necessário que tudo o que tiver de ser perfeito, para se alcançar o sucesso, deve pressupor exigência, rigor, afinal, competência: seja na execução de funções práticas, concretas, mensuráveis; seja na aplicação assertiva, íntegra e firme de valores e sentimentos, considerando que estes se enquadram em contexto abstrato, próprios de cada pessoa, ou seja: os valores e os sentimentos não são mensuráveis, nem iguais em duas pessoas, mas são determinantes para o êxito.
Como nota final, talvez meditar um pouco sobre a influência de determinadas atitudes no alcance, ou não, do sucesso: «O Dinheiro, faz homens ricos; o Conhecimento, homens sábios; e a Humildade, faz grandes homens. Existem pessoas que não tem absolutamente nada, mas porque ocupam um determinado cargo em alguma grande, média ou pequena empresa, acham-se no direito de se sentirem superiores aos demais.
Em bom rigor são pequenos e só conseguem sentir-se grandes, humilhando, pisando, ridicularizando o seu semelhante, isso está sendo plantado em muitas empresas e o que colhem são pessoas amargas, doentes e determinadas a vencer a qualquer preço. Na verdade, se tornam pessoas infelizes e incapazes de realizações simples. "Não é riqueza ou o dinheiro que nos trazem felicidade, e sim a interpretação da vida.» (Autor Desconhecido, 2012).

Bibliografia.

BAKER, Mark W., (2005). Jesus o Maior Psicólogo que já Existiu. Tradução, Cláudia Gerpe Duarte. Rio de Janeiro: Sextante.
BRIAN L. Weiss, M.D. (2000). A Divina Sabedoria dos Mestres. Um Guia para a Felicidade, alegria e Paz Interior. Tradução, António Reca de Sousa. Cascais: Pergaminho.
NAVARRO, Leila e GASALLA, José Maria, (2007). Confiança. A Chave para o Sucesso Pessoal e Empresarial. Adaptação do Texto por Marisa Antunes. s.l., Tipografia Lousanense
NAVARRO, Leila, (2000). Talento para Ser Feliz. 10ª Edição. S. Paulo: Editora Gente. Direitos Cedidos para Edição portuguesa à Editora Pergaminho, Ldª., 1ª Edição. Cascais, 2002

Venade/Caminha – Portugal, 2020

Com o protesto da minha perene GRATIDÃO

Diamantino Lourenço Rodrigues de Bártolo

Presidente do Núcleo Académico de Letras e Artes de Portugal

Sem comentários: