domingo, 4 de fevereiro de 2018

Valores Religiosos: Fundamentos Universais para a Pacificação

Acredita-se que a esmagadora maioria da humanidade é constituída por pessoas crentes, tementes e religiosas, qualquer que seja a confissão interiorizada e praticada. O ser humano, na sua fragilidade, e limitações, não tem, ainda, respostas para as questões essenciais e justificativas do acontecer bio-espiritual que lhe é intrínseco.
Biologicamente, é um ser finito, cuja vida existencial terrena é incapaz de delimitar no tempo, e até no espaço; espiritualmente, a sua ignorância e preconceito não permitem explicações convincentes e, cientificamente verificáveis.
A agravar toda esta situação de insegurança, insuficiência e desconhecimento está o fim-último de cada indivíduo, porque continua a desconhecer-se a origem imaterial do homem, e o seu fim é, igualmente, uma angustiante incógnita.
A ignorância de: como, quando, onde, porquê e para quê deste mesmo fim-último, e o “para onde vamos”, é dramática, porque até ao momento a ciência, a técnica e todo o instrumental tecnológico, foram incapazes de explicar e provar o que quer que seja neste domínio, do homem espiritual, por enquanto insondável, algo misterioso.
Impossibilitado de vencer o drama pelos recursos materiais que dispõe, o homem crente volta-se, esperançadamente, para os valores religiosos, nos quais busca a explicação para as situações que desconhece, e o atormentam, e também para encontrar as soluções para os conflitos que ele próprio cria, alimenta, mas nem sempre sabe e/ou quer resolver.
O grande conflito, porém, continua entre a vida e a morte, porque nascer, viver e morrer é o percurso natural de todo o ser humano, tal como outros seres animais. O homem devoto acredita em certos valores piedosos, de entre os quais, muitos crêem numa nova vida, renascendo depois da morte física.
O acontecimento inevitável é, efetivamente, a morte biológica, o desaparecimento do corpo físico e este, tanto quanto é dado saber, não renascerá (excetuando-se, para os crentes, os milagres da ressurreição, como por exemplo, a passagem bíblica de Lázaro).
O “Valor” ressurreição para os crentes, independentemente do que ressuscita: corpo, identidade ou qualquer outro elemento constituinte da existência humana, no passado, alimenta a fé num mundo melhor, num mundo pacífico, do qual o mal tenha sido erradicado.
Durante a vida material o ser humano conduz-se segundo regras, usos, costumes, tradições, leis, através de um longo processo de aprendizagem, nunca concluído, vulgarmente denominado por socialização. A vida existencial terrena é programada em função de princípios, valores, interesses e objetivos a atingir.
A luta de cada indivíduo, de cada grupo e de cada nação, para alcançar os resultados, previamente esperados, por vezes, é cruel, violenta, absurda e desumana. Os conflitos proliferam e poucos são resolvidos com dignidade para as partes conflituantes. Situações de autênticas guerras sanguinárias ocorreram em pleno século XX e passaram, sem soluções à vista, para estes novos século e milénio. O fim, deploravelmente, não estará no horizonte temporal.
E quanto à morte? O que se sabe para lá da morte física? E quanto à morte intelectual? Como se processa e caracteriza? E haverá morte espiritual? Mas o que é o espírito: Alma? Consciência? Intelecto? Que tipo de sofrimento a morte espiritual envolve?
E pode-se morrer de forma diferente da habitual, por exemplo, para um determinado projeto e renascer para outro? Se a resposta for afirmativa, então é possível morrer várias vezes e renascer outras tantas, porque: «Talvez nossa morte ocorra a cada busca que chega a um termo, a cada avanço e a cada recuo, a cada vivência; talvez morrendo aqui e ali, algumas pessoas consigam seguir vivas. (…).  Morrer pode trazer grande bem à vida da pessoa; em muitos casos, pode ser uma recomendação médica, filosófico-clínica.» (PACKER, 2007:78-79).
O problema da morte não está esclarecido no que à dimensão imaterial, espiritual ou de consciência respeita, restando, portanto, sem prejuízo para os não-crentes de pensarem conforme entenderem, a fé num Mundo Melhor, o tal mundo pacífico para as gerações vindouras, já que para as gerações que se aproximam do limite biológico, o fim-último vai continuar uma incógnita, um mistério que Alguém guarda para sempre.

Bibliografia

PACKTER, Lúcio. (2007). “Morrer para Renascer” in Filosofia. Ciência & Vida. São Paulo: Escala. Ano I, (6)

Diamantino Lourenço Rodrigues de Bártolo

Portugal: http://www.caminha2000.com (Link’s Cidadania e Tribuna)
http://www.sitedoescritor.com.br/sitedoescritor_escritores_d0045_dbartolo.html

Sem comentários: