domingo, 29 de dezembro de 2019

História da Humanidade


O homem vive no mundo, compreendido num espaço e num tempo, rodeado de seres animais, vegetais e minerais, possivelmente iluminado por “Algo”, de tal forma que lhe permita ser diferente de toda a restante criação e, em certa medida, dominar, relativamente, em seu proveito a própria natureza.
A História da Humanidade é tão antiga quanto o homem, embora cientificamente não seja conhecida com rigor absoluto, a partir da sua génese, circunstância que impede qualquer tentativa de remontar às origens da humanidade, ficando assim um longo espaço e tempo históricos ignorados pelo homem, acerca da sua própria existência.
A História não admite verificação experimental, sendo impossível repetir um raciocínio, renovar uma observação, fazer uma experimentação. O passado não pode tornar-se presente, logo não pode ser motivo de anotação e experiência diretas. O passado, com todas as suas circunstâncias, é irreversível.
Os factos históricos são originais e únicos, porque jamais se repetem em idênticas condições de espaço e tempo, não podendo ser estudados em grupos, mas cada um de “per si”, não conduzindo, por isso, ao estabelecimento de leis fixas e genéricas. É impossível repetir-se, por exemplo, da mesma forma, a segunda Guerra Mundial.
A historiografia grega não ultrapassou muito a crónica, predominando uma orientação filosófica sustentada por Platão e Aristóteles, e porque os principais historiadores, Heródoto e Tucídides não foram capazes de fornecer, em relação ao passado, mais que informações imprecisas.
Pode-se considerar, portanto, que a História Tradicional, a História Conjuntural e a História Estrutural, constituem unidades de medida diferentes. A História Tradicional seria a história de boatos; a História Conjuntural, história de blocos e a História Estrutural, a história de movimentos plurisseculares.
A Nova História ocupa-se das conjunturas e das estruturas, do que muda e permanece, é uma História Total. A História Estrutural carateriza-se por uma história das populações totais, é oposta à História Tradicional, elitista e sem preocupação pelo problema demográfico.
A História Total prefere o banal, o repetitivo, o quotidiano, as maiorias, embora não exclua as minorias privilegiadas do saber, do poder, da religião, etc., visa detetar e conhecer reações, e toda a espécie de comportamentos das populações.



Com o protesto da minha perene GRATIDÃO

Diamantino Lourenço Rodrigues de Bártolo

Presidente do Núcleo Académico de Letras e Artes de Portugal

TÍTULO NOBILIÁRQUICO DE COMENDADOR, condecorado com a “GRANDE CRUZ DA ORDEM INTERNACIONAL DO MÉRITO DO DESCOBRIDOR DO BRASIL, Pedro Álvares Cabral” pela Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística  http://www.minhodigital.com/news/titulo-nobiliarquico-de

COMENDADOR das Ciências da Educação, Letras, Cultura e Meio Ambiente Newsmaker – Brasil

TÍTULO HONORÍFICO DE EMBAIXADOR DA PAZ pelos «serviços prestados à Humanidade, na Defesa dos Direitos as Mulheres. Argentina»

DOCTOR HONORIS CAUSA EN LITERATURA” pela Academia Latinoamericana de Literatura Moderna y la Sociedad Académica de Historiadores Latinoamericanos.

Sem comentários: