domingo, 21 de janeiro de 2024

Luís António Verney.

Luís António Verney era oriundo de uma família francesa. Nasceu em Lisboa em 1713, sendo desde logo de prever uma certa educação, justamente, à maneira francesa, beneficiando do apoio de professores particulares e, mais tarde, dos estudos dos jesuítas e dos oratorianos.

Formou-se em Teologia pela Universidade de Évora em 1736, adquirindo várias orientações pedagógicas a que tinha estado submetido, partindo nesse mesmo ano para o estrangeiro.

Em Roma empreende uma vastíssima obra para renovação de alguns aspetos culturais em Portugal. A partir de 1758, as suas obras são subsidiadas pelo novo monarca português, D. José. Em 1760, devido à rutura ocorrida entre a Santa Sé e a corte portuguesa, todos os portugueses residentes em Roma devem retirar-se.

Verney instala-se então, em Pisa. Em 1765, a corte portuguesa lembra-se dele, entretanto esquecido, para o consultar sobre certos problemas políticos, que o envolvem numa correspondência extensa, mas não conseguindo, ainda, a publicação da sua obra. 

Em 1768, voltam a lembrar-se dele, para missões meramente políticas, as quais culminam com o seu desterro para San Meniato, em 1771.

Desterrado e desfeiteado pelo Marquês de Pombal, teve de esperar pela morte de D. José a fim de obter uma revisão da sua situação, que obtém, posteriormente, regressando a Roma e aqui virá a ser nomeado sócio da Academia de Ciências e deputado honorário da Mesa da Consciência e Ordens. 

Morre em 1771, no silêncio a que, entretanto, se tinha remetido. Este grande agitador de ideias foi profundamente ignorado pelo Marquês de Pombal, não obstante este se ter servido da sua obra pedagógica.

Luís António Verney programou uma vastíssima obra, muito embora não tivesse conseguido ver publicados todos os seus volumes. O programa da obra pedagógico-filosófica-cultural, sob o título: “Verdadeiro Método de Estudar”, na qual propõe uma reforma geral dos estudos portugueses preparatórios e secundários.

Da grande obra programada, conhecem-se alguns manuais: “De Orthographia Latina Liber Singularis (1747); “Apparatus ad Philosophiam et Theologiam” (1751); “Gramática Latina (1758). Como já foi referido, do seu programa bibliográfico destaca-se, contudo, o “Verdadeiro Método de Estudar”, que se tentará analisar a seguir, primeiro, numa perspectiva geral; depois, incidindo num capítulo específico.

 

Bibliografia

 

VERNEY, Luís António, (1746). Verdadeiro Método de Estudar, para ser útil à República e à Igreja. Cap. IX, Carta XVI - Estudo das Mulheres. Valensa-Oficina de António Balle. Ano de MDCCXLVI

ARRIAGA, José de, (1980). A Filosofia Portuguesa. 1720-1820. História da Revolução Portuguesa de 1820. Lisboa: Guimarães & Cª. Editores.

 

“NÃO, ao ímpeto das armas; SIM, ao diálogo criativo/construtivo. Caminho para a PAZ”

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=924397914665568&id=462386200866744

 

 

 

Venade/Caminha – Portugal, 2024

Com o protesto da minha permanente GRATIDÃO

Diamantino Lourenço Rodrigues de Bártolo

Presidente Honorário do Núcleo Académico de Letras e Artes de Portugal

site@nalap.org

http://nalap.org/Directoria.aspx

http://nalap.org/Artigos.aspx

diamantino.bartolo@gmail.com

http://diamantinobartolo.blogspot.com

https://www.facebook.com/ermezinda.bartolo

https://www.facebook.com/diamantino.bartolo.1

Sem comentários: