Falar uma linguagem implica necessariamente, subordinação a regras, executar atos de acordo com certas normas. A enunciação de frases pelo falante, exige que este se refira a algo, que mencione ou designe um certo objeto, embora a referência e a predicação sejam as mesmas, elas ocorrem como partes de um ato de fala completo, sendo por isso denominadas por atos ilocucionais, quando afirmamos, perguntamos, ordenamos, prometemos; chamando-se atos proposicionais quando referem e predicam e, finalmente, atos de enunciação quando enunciam palavras.
O verbo predicar no emprego que dele fazemos,
afasta-se do uso tradicional em Filosofia, porque são expressões, e não
universais que se predicam a propósito de objetos: aquelas, às quais se podem
chamar verdadeiras ou falsas; a estas não.
A noção de referência, serve para isolar ou
identificar um objeto, ou uma entidade, ou ainda um elemento particular com
exclusão de outros objetos, a respeito do qual o falante poderá dizer algumas
coisas, portanto: a “expressão referencial” é aquela que serve para identificar
uma coisa, um processo, um acontecimento, uma ação ou qualquer outro tipo de
ser individual ou particular e, tais expressões, respondem às perguntas:
“Quem?”, “O Quê?” e “Qual?”.
As expressões referenciais devem distinguir-se das
não-referenciais, pelo artigo indefinido, na medida em que este não identifica,
em particular, o nome que se lhe segue, embora o artigo indefinido possa
qualificar uma determinada ocorrência, como sendo predicativa, se colocado
entre dois nomes, como por exemplo: “o
automóvel é um veículo”.
Também
sobre as regras dos atos de fala, é importante distinguir dois tipos que se
poderão chamar de constitutivos e normativos: aquelas, governam formas de
comportamento pré-existentes, ou que existem de modo independente, nomeadamente:
as regras de cortesia, nas relações interpessoais; as constitutivas criam e
definem novas formas de comportamento, designadamente: as regras de um qualquer
jogo, que além de dizerem como se joga, criam a própria possibilidade de
existência de jogar tais jogos.
Estas
regras constitutivas estabelecem uma atividade cuja existência é, logicamente,
dependente das regras. As regras normativas têm, tipicamente, a forma de
construções imperativas. O alheamento das regras constitutivas é de alguma
importância para a Filosofia, na medida em que a criação de uma regra
constitutiva, cria a possibilidade de novas formas de comportamento, para
obedecer à regra.
Finalmente,
a significação prende-se com os atos ilocucionais, os quais são,
carateristicamente, realizados na enunciação de sons que, por sua vez, quando
produzidos na execução de um ato ilocucional, têm uma significação e intenção,
com captação do traço essencial da comunicação linguística.
A
intenção que vai na significação pode ser compreendia pelo ouvinte, se ele
interpretar, corretamente, o ato ilocucional que pela palavra lhe transmitimos
e então, adquirirá o necessário conhecimento.
Há
certos paradigmas de conhecimento, que são tomados para formar o modelo de todo
o conhecimento, embora no âmbito da ética e da estética o conhecimento possa
fundamentar-se em sentimentos emocionais e psicológicos, inverificáveis pela
experiência das ciências da natureza.
«Protejam-se. Vamos vencer o vírus. Cuidem de vós. Cuidem de
todos». Cumpram, rigorosamente, as instruções das autoridades competentes.
As “benditas” vacinas começaram a chegar. CALMA. Já se vê a luz
ao fundo do túnel
Acreditemos nos Investigadores, na Ciência, na tecnologia e
instrumentos complementares.
Agradeçamos, a quem, de alguma forma, está a colaborar na luta
contra a pandemia, designadamente o “Pessoal da Linha da Frente”
Estamos todos de passagem, e no mesmo barco. Aclamemos a VIDA
com Esperança, Fé, Amor e Felicidade. Tenhamos a HUMILDADE de nos perdoarmos
uns aos outros.
Alimentemos o nosso espírito com
a ORAÇÃO e a bela música.
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Venade/Caminha –
Portugal, 2021
Com o protesto
da minha permanente GRATIDÃO
Diamantino
Lourenço Rodrigues de Bártolo
Presidente do
Núcleo Académico de Letras e Artes de Portugal
NALAP.ORG
http://nalap.org/Directoria.aspx
https://www.facebook.com/diamantino.bartolo.1
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