domingo, 21 de março de 2021

Linguagem: Exteriorização do Pensamento

A linguagem constitui a possibilidade de os seres se exprimirem, comunicando-se e, neste aspeto, o homem possui uma linguagem, a qual manifesta a existência nele de fenómenos cognoscitivos, de resto, os cartesianos defendem que a linguagem é o próprio do homem, chegando-se a colocá-la como dimensão e expressão da pessoa humana.

 Numa outra orientação, esta contemporânea da filosofia da linguagem, pode-se acompanhar HEIDEGGER (Martin HEIDEGGER, 1889-1976, foi um filósofo alemão. É seguramente um dos pensadores fundamentais do século XX - ao lado de Bertrand RUSSELL, WITTGENSTEIN, ADORNO e Michel FOUCAULT - quer pela recolocação do problema do ser, e pela refundação da Ontologia, quer pela importância que atribui ao conhecimento da tradição filosófica e cultural.) segundo o qual a linguagem aparece primeiro sob a forma de fala, como um dos modos em que se manifesta a degradação, ou a inautenticidade do “Dasein” (ser-aí, o homem enquanto um ente que existe imediatamente no mundo).

 

Frente a este modo inautêntico, a autenticidade parece consistir, não na fala, nem sequer em nenhuma linguagem, mas no silêncio, na chamada da consciência, transformando-se este modo existencial de considerar a linguagem num modo propriamente ontológico, quando a linguagem é vista como o falar mesmo do ser, a irrupção do ser, convertendo-se num modo verbal do ser.

 

Neste como noutros pensadores, o tema da linguagem aparece como riquíssimo, talvez o tema capital da Filosofia, havendo até quem considere que o pensamento filosófico atual é, primariamente, uma Filosofia Linguística, não simples Filosofia da Linguagem, mas a Filosofia como Linguagem, acerca da linguagem.

 

A perspetiva Heideggeriana aponta a importância metafísica da linguagem, procurando demonstrar como ela constitui a primeira e mais importante epifania do ser, sublinhando, simultaneamente, o seu valor antropológico fundamental, porque o homem fala por o falar não nascer de um ato particular da vontade, na medida em que o homem é falante por natureza, sendo próprio dele o falar. A linguagem é que faz do homem o que é enquanto homem. A faculdade de falar constitui o perfil próprio do seu ser de homem.

 

O pensamento humano carece, totalmente, da linguagem para transmitir todas as faculdades criadoras, de sinais e símbolos, que a inteligência produz, pelo que entre a linguagem e o pensamento existem relações de interdependência, de estreita solidariedade, de apoio recíproco, sendo certo que o pensamento precede a linguagem, embora tal anterioridade não se situe no tempo, mas numa linha lógica, na medida em que o pensamento é condição “a priori” que torna possível a linguagem articulada e racional, a qual aparece como função do pensamento, porque, efetivamente, este é condição “sine qua non” da linguagem, como seiva alimentar interior, mas, por outro lado, a linguagem enriquece o pensamento, porquanto este organiza-se e disciplina-se por aquela, eleva-se às ideias abstratas e gerais, com o auxílio da palavra. (in: BÁRTOLO, TA-366)

 

«Protejam-se. Vamos vencer o vírus. Cuidem de vós. Cuidem de todos». Cumpram, rigorosamente, as instruções das autoridades competentes. As “benditas” vacinas começaram a chegar.

CALMA. Já se vê a luz ao fundo do túnel

Acreditemos nos Investigadores, na Ciência, na tecnologia e instrumentos complementares. Agradeçamos, a quem, de alguma forma, está a colaborar na luta contra a pandemia, designadamente o “Pessoal da Linha da Frente”

Estamos todos de passagem, e no mesmo barco. Aclamemos a VIDA com Esperança, Fé, Amor e Felicidade.

Tenhamos a HUMILDADE de nos perdoarmos uns aos outros.

Alimentemos o nosso espírito com a ORAÇÃO e a bela música

 

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=924397914665568&id=462386200866744

 

Venade/Caminha – Portugal, 2021

Com o protesto da minha permanente GRATIDÃO

 

Diamantino Lourenço Rodrigues de Bártolo

Presidente do Núcleo Académico de Letras e Artes de Portugal

 

NALAP.ORG

http://nalap.org/Directoria.aspx

http://nalap.org/Artigos.aspx

https://www.facebook.com/diamantino.bartolo.1

http://diamantinobartolo.blogspot.com

                                                                                                                 diamantino.bartolo@gmail.com                                                           

Sem comentários: