domingo, 27 de dezembro de 2020

A Outra Cena da Filosofia

A constituição do espaço simbólico, é decifrada pela queda da tragédia, no espaço reproduzido e idealista da representação contemporânea do idealismo metafísico, conotação ética, redução de toda a representação à horizontalidade do visível. É necessário refazer o trajeto oculto da própria criação das línguas, a genealogia da representação e da imitação dá início à questão final da consciência e do saber.

Seja no campo do “SER” ou do “NADA”, do cogito, da substância ou do sujeito, a decifração genealógica põe a claro, camadas textuais imbricadas. Na perspetiva genealógica Nietzschiana, desenha-se uma sequência inédita, no sentido do desmantelamento da coerência idealista do discurso filosófico, a superfície dos seus significados, e o princípio da sua articulação.

O trabalho de intertextualidade filosófica tem de passar por outras cenas. O obscuro conhecimento dos fenómenos psíquicos, reflete-se na construção de uma realidade suprassensível, no sentido de tornar a metafísica numa metapsicologia.

A Genealogia da Moral, questiona com profundidade o idealismo filosófico, numa perspetiva do processo de desenvolvimento do saber, qualquer que ele seja. Com efeito, a genealogia dos saberes não reside no discurso metafísico, na medida em que este se limita a repensar o que anteriormente foi pensado, ou seja, a Filosofia será como um círculo vicioso, que depois de percorrer um longo e milenar caminho, nada de novo descobriu.

As leis foram transmitidas por Deus, e o seu cumprimento assenta na tradição. Os conceitos são meras metáforas, refundidas tantas vezes quantos os sistemas que os abordaram. Enfim, as coisas só se tornam visíveis depois de lhes serem dados nomes.

Parece pertinente apresentar o contraponto ao pensamento Nietzschiano, porque o homem não é só subjetividade vazia, linguagem opaca ou, pior do que isso, um ser sem sentido.

Na verdade, o homem de qualquer época, de qualquer religião ou raça, evoluiu ao longo dos séculos, graças à sua capacidade de construir o seu próprio mundo, no qual tem buscado, incessantemente, uma verdade absoluta, e que só a poderá encontrar: se tiver um projeto de salvação coletivo; num ideal comunitário de bem-comum; num projeto de felicidade universal, em completa liberdade; numa aproximação ao outro, que com ele se relaciona, mas que o transcende, que o ilumina, mas não se desvela.

Esse ideal é concretizável, tal projeto é exequível, e o desvelamento final desse Outro, que lhe dá infinitas capacidades, também acontecerá na realização plena da humanidade, convergente para o Absoluto e o Supremo Bem.

Ora, um tal conjunto de circunstâncias só se tornarão coincidentes pela via dialógica, pela reflexão, não para descobrir nada de novo, mas simplesmente para unir num mesmo plano, o que já existe em muitas cabeças, isto é, uma atitude ético-filosófica.

 

Bibliografia

 

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm, (1976). A Genealogia da Moral. 3ª Edição. Tradução, de Carlos José de Meneses. Lisboa: Guimarães & Cª Editores

 

GRATIDÃO.  «Proteja-se. Vamos vencer o vírus. Cuide de si. Cuide de todos». Cumpra, rigorosamente, as instruções das autoridades competentes. Acreditemos nos investigadores, na Ciência, na tecnologia e instrumentos complementares. Agradeçamos, a quem, de alguma forma, está a colaborar na luta contra a pandemia.

Estamos todos de passagem, e no mesmo barco. Aclamemos a vida com Esperança, Fé, Amor e Felicidade Tenhamos a HUMILDADE de nos perdoarmos uns aos outros.

Alimentemos o nosso espírito com a ORAÇÃO e a bela músicahttps://youtu.be/dXApBvgUNBQ

https://youtu.be/-EjzaaNM0iw  https://youtu.be/RY2HDpAMqEo   https://youtu.be/PRFkpwcuS90

 

https://youtu.be/Z7pFwsX6UVc  https://youtu.be/DdOEpfypWQA

 

Venade/Caminha – Portugal, 2020

Com o protesto da minha permanente GRATIDÃO

 

Diamantino Lourenço Rodrigues de Bártolo

Presidente do Núcleo Académico de Letras e Artes de Portugal

 

NALAP.ORG

http://nalap.org/Directoria.aspx

http://nalap.org/Artigos.aspx 

https://www.facebook.com/diamantino.bartolo.1

http://diamantinobartolo.blogspot.com

                                                                                                                                diamantino.bartolo@gmail.com 


Sem comentários: