TESE DE DOUTORAMENTO – CURSO LIVRE
(Não está reconhecido em Portugal)
Sinopse
“Filosofia para a
Cidadania Luso-Brasileira: Um Projecto de Formação ao Longo da Vida”, pretende
ser um trabalho que motive a sociedade em geral e cada pessoa em particular
para uma nova postura, face aos valores da cidadania e o correlativo exercício
dos competentes deveres e direitos do cidadão.
O fio condutor desta
reflexão será constituído pelo cidadão investido da dignidade da pessoa humana,
responsável e competente, tolerante e solidário inspirado no autor
luso-brasileiro, enquanto referência modelar e sempre atual, pelos valores que
defendeu e praticou: lealdade, integridade, tolerância, solidariedade e
justiça.
Na primeira parte
descrevem-se algumas das dimensões do homem: religiosa, cultural, axiológica,
política, inserido numa sociedade onde intervêm vários agentes seus
constituintes, desde logo o próprio homem, a família, a igreja, a escola.
A segunda parte do
trabalho será totalmente dedicada a Silvestre Pinheiro Ferreira: vida e obra,
seguindo-se a relevância do seu pensamento e a influência da sua filosofia,
numa perspectiva educacional e formativa, aplicada aos vários domínios da vida
real, na sociedade luso-brasileira dos séculos XIX e XX, respetivamente
destacando-se o seu envolvimento social, educacional, político e nos direitos
do homem e do cidadão.
A importância da
Filosofia da Educação e da Ciência, na formação do cidadão, abrem a terceira
parte, com o enquadramento destes domínios nos séculos XX e XXI, com reflexões
pertinentes e evolução para uma ideia de multiculturalismo, no qual se abordam
a religião e os valores culturais, o Estado democrático e seus problemas.
Analisaremos uma
Filosofia da Educação para os direitos humanos e para a cidadania plena, fechando-se
esta parte com uma reflexão acerca dos benefícios do progresso da Ciência na
melhoria dos direitos humanos.
Aproximamo-nos da
necessidade de tentarmos caracterizar este novo cidadão, o que ocorrerá nesta
quarta parte: formação ético-moral, valores e princípios, capacitação para o
trabalho e preparação cívico-política com o apoio de alguns intervenientes
nesta formação, com relevo para a família, igreja, escola, comunidade, empresa,
Estado e o próprio Homem-cidadão.
Esta parte termina
com uma alusão à cidadania luso-brasileira, que se considera pertinente, face
às relações amistosas que cada vez mais devem unir portugueses e brasileiros.
O trabalho
concluir-se-á recuperando-se a referência Silvestrina, na Filosofia e na
Educação para uma genuína cidadania luso-brasileira como ponto de partida, na
cultura, na vida social, na educação e formação profissional e na política
institucional, desenvolvendo-se a seguir o projecto de preparação do novo
cidadão luso-brasileiro do século XXI e quais os intervenientes neste processo.
Finalizaremos este
nosso esforço com algumas sugestões para formar este cidadão que, é nossa
convicção profunda, certamente, terão alguma aplicação prática e resultados
evidentes no médio prazo, eventualmente, ao fim de uma ou duas gerações. Assim
o queiramos todos nós; assim o apoiem os dirigentes institucionais com
responsabilidades públicas e privadas.
Boas
leituras neste mês e seguintes com os meus votos de muita saúde, trabalho,
amor, felicidade, paz e a Graça de Deus, para vocês, familiares, amigos e
colegas.
“NÃO, à violência das
armas; SIM, ao diálogo criativo. As Regras, são simples, para se obter a PAZ”
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Venade/Caminha – Portugal, 2024
Com o protesto da minha permanente GRATIDÃO
Diamantino Lourenço Rodrigues de Bártolo
Presidente do Núcleo Académico de Letras e Artes
de Portugal
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