terça-feira, 8 de outubro de 2024

Filosofia Social e Política, especialização: Cidadania Luso-Brasileira, Direitos Humanos e Relações Interpessoais, pela FATECBA – Faculdade Teológica e Cultural da Bahia – Brasil.

TESE DE DOUTORAMENTO – CURSO LIVRE

(Não está reconhecido em Portugal)


Sinopse

 

“Filosofia para a Cidadania Luso-Brasileira: Um Projecto de Formação ao Longo da Vida”, pretende ser um trabalho que motive a sociedade em geral e cada pessoa em particular para uma nova postura, face aos valores da cidadania e o correlativo exercício dos competentes deveres e direitos do cidadão.

 

O fio condutor desta reflexão será constituído pelo cidadão investido da dignidade da pessoa humana, responsável e competente, tolerante e solidário inspirado no autor luso-brasileiro, enquanto referência modelar e sempre atual, pelos valores que defendeu e praticou: lealdade, integridade, tolerância, solidariedade e justiça.

 

Na primeira parte descrevem-se algumas das dimensões do homem: religiosa, cultural, axiológica, política, inserido numa sociedade onde intervêm vários agentes seus constituintes, desde logo o próprio homem, a família, a igreja, a escola.

 

A segunda parte do trabalho será totalmente dedicada a Silvestre Pinheiro Ferreira: vida e obra, seguindo-se a relevância do seu pensamento e a influência da sua filosofia, numa perspectiva educacional e formativa, aplicada aos vários domínios da vida real, na sociedade luso-brasileira dos séculos XIX e XX, respetivamente destacando-se o seu envolvimento social, educacional, político e nos direitos do homem e do cidadão.

 

A importância da Filosofia da Educação e da Ciência, na formação do cidadão, abrem a terceira parte, com o enquadramento destes domínios nos séculos XX e XXI, com reflexões pertinentes e evolução para uma ideia de multiculturalismo, no qual se abordam a religião e os valores culturais, o Estado democrático e seus problemas.

 

Analisaremos uma Filosofia da Educação para os direitos humanos e para a cidadania plena, fechando-se esta parte com uma reflexão acerca dos benefícios do progresso da Ciência na melhoria dos direitos humanos.

 

Aproximamo-nos da necessidade de tentarmos caracterizar este novo cidadão, o que ocorrerá nesta quarta parte: formação ético-moral, valores e princípios, capacitação para o trabalho e preparação cívico-política com o apoio de alguns intervenientes nesta formação, com relevo para a família, igreja, escola, comunidade, empresa, Estado e o próprio Homem-cidadão.

 

Esta parte termina com uma alusão à cidadania luso-brasileira, que se considera pertinente, face às relações amistosas que cada vez mais devem unir portugueses e brasileiros.

 

O trabalho concluir-se-á recuperando-se a referência Silvestrina, na Filosofia e na Educação para uma genuína cidadania luso-brasileira como ponto de partida, na cultura, na vida social, na educação e formação profissional e na política institucional, desenvolvendo-se a seguir o projecto de preparação do novo cidadão luso-brasileiro do século XXI e quais os intervenientes neste processo.

 

Finalizaremos este nosso esforço com algumas sugestões para formar este cidadão que, é nossa convicção profunda, certamente, terão alguma aplicação prática e resultados evidentes no médio prazo, eventualmente, ao fim de uma ou duas gerações. Assim o queiramos todos nós; assim o apoiem os dirigentes institucionais com responsabilidades públicas e privadas.

 

Boas leituras neste mês e seguintes com os meus votos de muita saúde, trabalho, amor, felicidade, paz e a Graça de Deus, para vocês, familiares, amigos e colegas.

 

 

“NÃO, à violência das armas; SIM, ao diálogo criativo. As Regras, são simples, para se obter a PAZ”

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Venade/Caminha – Portugal, 2024

Com o protesto da minha permanente GRATIDÃO

Diamantino Lourenço Rodrigues de Bártolo

Presidente do Núcleo Académico de Letras e Artes de Portugal

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