NOBRES CONFREIRAS/DES. ILUSTRES AUTORAS/RES. ESTIMADAS/OS LEITORAS/RES. PREZADAS/OS AMIGAS/OS.
Antes de mais, espero e desejo que se encontrem de boa saúde, na companhia dos vossos familiares, colaboradores, leitores e amigos verdadeiros. Um excelente domingo, igualmente ambiciono para todas as pessoas e seus familiares. Abraço
«A Restauração da Independência em Portugal comemora-se anualmente no dia 1 de dezembro.
Esta data relembra a ação de nobres portugueses,
que a 1 de dezembro de 1640 invadiram o Paço Real e mataram Miguel de
Vasconcelos, o representante da Espanha em Lisboa, aclamando D. João, duque de
Bragança, como rei de Portugal.
A Restauração da Independência foi o culminar de um período de grande descontentamento por parte da população portuguesa. A população estava descontente com a União Ibérica, entre Portugal e Espanha, que teve a duração de 60 anos (de 1580 a 1640).
A União Ibérica originou problemas à
população portuguesa, com sobrecarga de impostos e envolvimento de Portugal nos
conflitos de Espanha.
Com a morte do jovem D. Sebastião na batalha de Alcácer-Quibir, Portugal enfrentou um problema de sucessão. Após o insucesso do Cardeal D. Henrique no comando da monarquia, Portugal foi regido por três reis D. Filipes de Espanha, durante 60 anos, período que ficou conhecido por Domínio Filipino.
Feriado Nacional da Restauração da Independência
O dia da Restauração da Independência, 1 de dezembro, é um feriado nacional.
A partir de 2013, como parte de um pacote de medidas que visavam aumentar a produtividade, o governo português tinha decidido eliminar o feriado de 1 de dezembro.» (in:https://www.calendarr.com/portugal/restauracao-da-independencia/
(in:https://www.calendarr.com/portugal/restauracao-da-independencia/
Aproveito a oportunidade desejar um Santo e Feliz Natal, bem como um próspero Ano Novo de 2025, rogando a Deus Saúde, Família, Trabalho, Paz e a proteção Divina.
ILUSTRES AUTORAS/RES. ESTIMADAS/OS LEITORAS/RES. PREZADAS/OS AMIGAS/OS.
Antes de mais, espero e desejo que se encontrem de boa saúde, na companhia dos vossos familiares, colaboradores, leitores e amigos verdadeiros. Um excelente domingo, igualmente pretendo, para todas as pessoas e seus familiares. Abraço
«Sabias que…
no ia 1 de dezembro é feriado nacional,
porque se comemora o dia da Restauração da Independência Portuguesa?
Tudo começou em finais do século XVI, com a subida ao trono de D. Sebastião, que em 1578, morreu na batalha de Alcácer Quibir, sem deixar herdeiro para ocupar o trono. Subiu ao trono o seu tio-avô, o Cardeal D. Henrique, que apenas governou dois anos e em 1580, Filipe II de Espanha foi dentre os pretendentes ao trono, netos de D. Manuel I, o escolhido para rei de Portugal.
Durante 60 anos, viveu-se em Portugal, um período que ficou conhecido na História como «domínio Filipino». Depois do reinado de Filipe I (II de Espanha), veio a governação de Filipe II e Filipe III, que governavam os dois países (Portugal e Espanha), como se fossem um só.
Descontentes, os nobres portugueses (muito embora toda a sociedade se revoltasse contra o jugo espanhol com revoltas e motins que sucediam por todo o país) preparam uma revolta que levam a cabo com sucesso no dia 1 de dezembro de 1640. Com um golpe palaciano prendem a regente, a duquesa de Mântua e matam Miguel de Vasconcelos que atiram pela janela.
Aclamam o duque de Bragança que sobe ao trono como D. João IV, a 15 de dezembro. Terminam desta forma 60 anos de domínio espanhol e Portugal recupera a sua independência.
Podes visitar a exposição de trabalhos,
elaborados na disciplina de História pelo 8.º B, na Biblioteca da EB Dr. º
Abranches Ferrão.)
Sem comentários:
Enviar um comentário