Ninguém ignora que as universidades desempenham um
papel crucial, ao proporcionarem condições de pesquisa, de inovação, de
reinterpretação de conceitos e de práticas. Nesse sentido, o que seria muito
desejável é que os cidadãos do futuro, frequentassem, cada vez em maior
quantidade e qualidade a universidade, na medida em que: «A observância dos princípios democráticos tem sido um facto, por certo,
em alguns casos e, sempre que o é, a universidade pode servir de modelo para a
comunidade local.» (RICH, 1975:279).
Nos modernos Estados
Democráticos de Direito, tais como hoje se apresentam, o Brasil e Portugal, bem
como uma significativa maioria de países em todo mundo, o cidadão no pleno uso
das suas capacidades, deveres e direitos, é chamado a participar na vida ativa
da sua comunidade: seja em tarefas políticas, sociais, culturais, religiosas e
profissionais; seja na organização da ocupação dos seus tempos livres.
Esta multiplicidade de
papéis que são exigidos ao cidadão, que se deseja delinear, é o pressuposto
normal do funcionamento de uma democracia, que exige longa preparação, e que
pode começar no seio da família, na Igreja, na escola, na empresa, mas, que não
convém ser interrompida.
A aquisição de hábitos
democráticos, é um processo dinâmico, nunca acabado, e jamais será perfeito, pois:
«Este treino para a democracia, deve ser
desenvolvido, como dissemos, em toda a actividade da vida. E uma vez que o
objectivo da Educação deverá ser o desenvolvimento da consciência social, a
vida caracterizar-se-á, sob esta perspectiva, por uma vontade contínua e não
por proibições e restrições.» (CARVALHO, 1979:63).
O cidadão luso-brasileiro estará irremediavelmente
“condenado” à aprendizagem através da
educação para os conhecimentos, advenientes dos: “Saber-ser”, “Saber-estar”, “Saber-fazer” e
“Saber-conviver-com-os-outros”, porque estas quatro superdimensões da
Pessoa Humana, proporcionam, quando realizadas conscientemente, o funcionamento
da sociedade ideal, atentas as insuficiências e imperfeições da condição da
espécie humana.
Infere-se, do anteriormente investigado, que a
educação, apenas pela escola, considerando até todos os níveis de ensino é,
ainda assim, insuficiente, se se limitar à transmissão, repetição e avaliação
dos conhecimentos, já adquiridos no passado. Claro que a escola se preocupa com
a atualização de conhecimentos, técnicas, tecnologias, princípios e valores
societários, todavia, a vida humana em particular e a sociedade em geral, têm,
obrigatoriamente, outras dimensões muito importantes e necessárias.
BIBLIOGRAFIA
CARVALHO, Maria Lúcia Rocha Duarte, (1979). Escola e Democracia, Subsídio para um Modelo de Administração segundo
as ideias de M.P. Follet, São Paulo: E.P.U., Editora Pedagógica
Universitária, Lda., Campinas: Universidade Estadual de Campinas.
RICH, John
Martin, (1975). Bases Humanísticas da Educação, Tradução, Fernando de Castro
Ferro, Rio de Janeiro: Zahar Editores
“NÃO, à violência das armas; SIM, ao diálogo criativo. As Regras,
são simples, para se obter a PAZ”
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=924397914665568&id=462386200866744
Venade/Caminha
– Portugal, 2023
Com
o protesto da minha permanente GRATIDÃO
Diamantino
Lourenço Rodrigues de Bártolo
Presidente
do Núcleo Académico de Letras e Artes de Portugal
http://nalap.org/Directoria.aspx
http://diamantinobartolo.blogspot.com
https://www.facebook.com/ermezinda.bartolo
https://www.facebook.com/diamantino.bartolo.1
TÍTULO
NOBILIÁRQUICO DE COMENDADOR.
Condecorado com a “GRANDE CRUZ DA ORDEM
INTERNACIONAL DO MÉRITO DO DESCOBRIDOR DO BRASIL,
Pedro Álvares
Cabral” pela Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística
http://www.minhodigital.com/news/titulo-nobiliarquico-de
CHANCELLOR
OF ARTES (PRIZ OF ARTS - LONDON UK) (07.04.2023)
COMENDADOR das Ciências da Educação, Letras, Cultura e Meio Ambiente
Newsmaker – Brasil
http://directoriomundial.allimo.org/Rodrigues-de-B%C3%A1rtolo-Diamantino-Louren%C3%A7o/
DIPLOMADO COM O TÍTULO DE “PERSONALIDADE DE OURO DA TERRA LUSITANA”.
No dia de Portugal, de Camões e das Comunidades
Portuguesas.
Ministério Evangélico Internacional Valorizando a
Vida, como reconhecimento da
Comunidade Internacional, das Ciências, Letras e
Artes. (2022)
TÍTULO HONORÍFICO DE EMBAIXADOR DA PAZ.
Pelos «serviços prestados à Humanidade, na Defesa
dos Direitos as Mulheres. Argentina»
http://directoriomundial.allimo.org/Rodrigues-de-B%C3%A1rtolo-Diamantino-Louren%C3%A7o/
DOCTOR HONORIS CAUSA EN LITERATURA.
Pela
Academia Latino-americana de Literatura Moderna y la Sociedad Académica de
Historiadores Latino-americanos.
https://www.facebook.com/diamantino.bartolo.1/posts/1229599530539123
EMBAIXADOR DA PAZ, TÍTULO HONORÍFICO
Outorgado
pela OMDDH - Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos (2020)
DESTAQUE SOCIAL INTERNACIONAL.
Outorgado
pela OMDDH - Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos. (2020)
DESTAQUE CULTURAL INTERNACIONAL.
Outorgado
pela OMDDH - Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos. (2020)
JORNAL CULTURAL ROL.
INTERNET
JORNAL – O Jornal dos Internautas inteligentes.
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